NEO GEO - Retroarch, Unibios, AES, etc...
-
Antes da versão 6.1.1, tinha deixado todos os meus jogos de Neo Geo no modo AES. Agora, na versão mencionada, tudo voltou à versão arcade e o comando hotkey + B (retroarch) não funciona mais.
Antes, acredito que tenha feito o procedimento do Unibios (https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Use-Neogeo-Unibios-(EN)), e tentei fazer novamente, mas não mudou nada.
Dei uma procurada geral no fórum e não encontrei nada.
Enfim, peço ajuda para que meus jogos de Neo Geo fiquem na versão AES e que sejam acessados pelo console Neo Geo mesmo (não MAME, FBA, etc)
Obrigado
-
-
@paradadf obrigado, mas o tópico não me ajuda... preciso primeiramente entrar no retroarch para poder escolher o unibios. A rom simplesmente carrega no modo arcade sem que apareça aquela tela mostrando a região e etc.
Obrigado de qualquer forma.
-
@RodsBrito Por favor, dê mais detalhes:
Qual o seu Hardware?
Você mesmo montou sua imagem do Recalbox, ou baixou uma imagem pronta da internet e atualizou ela?
Como você fez para atualizar? (se você está aproveitando algum arquivo de configuração que é muito antigo, aqui pode estar o problema)
Qual versão você tinha antes que funcionava?Qual núcleo você está utilizando, e, está usando o ROMSET correspondente? (O Arcade tem essa peculiaridade, a versão do jogo tem que ser igual a versão do núcleo, ou você pode ter alguns bugs)
o comando hotkey + B (retroarch) não funciona mais
Uma atualização do sistema não costuma fazer isso, você já tentou remapear os botões? (mesmo que pareçam funcionar, recomendo de mapeie novamente)
Você já tentou com outro teclado/joystick?Um teste útil é fazer uma instalação limpa em outro dispositivo (outro cartão SD, ou outro pendrive, dependendo do seu hadware), e testar o procedimento com a instalação limpa, apenas adicionando um jogo de neogeo e a unibios e testando, você isola todas as outras variáveis e garante que está fazendo o procedimento correto...
Sei que são muitas perguntas, mas, para ajudar, é necessário o máximo de informação possível, e, é mais fácil eliminar o máximo de possibilidades logo.
-
@Zing vou te passar todos os detalhes...
Estou usando um Raspberry Pi 3, Recalbox versão 6.1.1-Dragonblaze
Eu mesmo montei minha imagem do Recalbox. Não lembro qual era a versão antiga (acredito que era a 4.0.0-beta3), mas atualizei o sistema apenas uma vez, através do próprio sistema.
O emulador do Neo Geo utilizado é o padrão (Libretro), com núcleo padrão (FBNeo). Em relação ao ROMSET, não sei dizer qual é, mas uso essas ROMS há muito tempo, e todas funcionam normalmente.
Em relação a remapear os botões, não tentei pois não consigo entrar no retroarch.
Na Versão anterior usava o retroarch normalmente... tinha remapeado os botões e deixados os jogos como AES. Na atualização, perdi TODOS os meus remapeamentos dos consoles e configurações diversas, como free play em jogos arcade, entre outras.
Tentarei passar mais algumas informações...
-
em todos os outros sistemas que uso (Atari 2600, Super Nintendo, Sega CD, Playstation, NES, Mega Drive, Master System, Mame, GBA...) o retroarch funciona normalmente, por isso acho que não tenho problema com controles...
-
deixei meu arquivo neogeo.zip dentro das seguintes pastas (esse arquivo era usado na versão anterior, a única diferença foi que baixei o unibios 4.0 e fiz o procedimento do site https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Use-Neogeo-Unibios-(EN))
-
share/bios
-
share/bios/fbneo
-
share/roms/neogeo
Como um leigo, acredito que o problema esteja no arquivo neogeo.zip ou no arquivo da unibios. Seria muito útil se alguém com o retroarch funcionando no Neo Geo pudesse me mandar seu arquivo para teste.
Eis um vídeo de um jogo sendo carregado...
-
-
Não lembro qual era a versão antiga (acredito que era a 4.0.0-beta3)
Com certeza não, não é possível atualizar a partir dessas versões mais antigas, como você alega que atualizou pelo próprio sistema, tem que ser alguma versão da 6.0 para cima.
Em relação ao ROMSET, não sei dizer qual é, mas uso essas ROMS há muito tempo, e todas funcionam normalmente.
Tem chance de ser esse o problema, como eu disse: "O Arcade tem essa peculiaridade, a versão do jogo tem que ser igual a versão do núcleo, ou você pode ter alguns bugs", você precisa descobrir qual o seu ROMSET, versões incorretas podem até funcionar, mas não necessariamente 100%. Sobre isso, recomendo que leia:
https://recalbox.gitbook.io/tutorials/v/portugues/jogos/arcade/arcade-simples-no-recalbox
https://recalbox.gitbook.io/tutorials/v/portugues/jogos/arcade/arcade-avancado-no-recalbox
https://recalbox.gitbook.io/tutorials/v/portugues/utilitarios/gerenciamento-de-rom/tutorial-clrmamepro
https://recalbox.gitbook.io/tutorials/v/portugues/utilitarios/gerenciamento-de-rom/tutorial-clrmamepro-como-verificar-as-versoes-das-romsEm relação a remapear os botões, não tentei pois não consigo entrar no retroarch.
Remapeie no EmulationStation mesmo, parece bobo, mas muitas vezes isso já resolve. Inclusive, talvez você consiga usar um teclado e entrar no Retroarch, já tentou?
por isso acho que não tenho problema com controles...
Entendo sua colocação, mas, se você não testar, não da pra ter certeza, é necessário avaliar todas as possibilidades, você está comparando núcleos diferentes, o comportamento deles é diferente, pode afetar somente um...
acredito que o problema esteja no arquivo neogeo.zip
Faça o teste que citei, e você vai descobrir se o problema é esse ou não:
Um teste útil é fazer uma instalação limpa em outro dispositivo (outro cartão SD, ou outro pendrive, dependendo do seu hadware), e testar o procedimento com a instalação limpa, apenas adicionando um jogo de neogeo e a unibios e testando, você isola todas as outras variáveis e garante que está fazendo o procedimento correto...
-
@Zing antes de fazer todos os teste que você indicou, gostaria de passar o teste que resolvi fazer...
no menu principal, fui em configurações avançadas de emulador e, tanto o Neo Geo quanto o FBA listam que o emulador padrão seria o Libretro, com núcleo padrão (FBNeo). Isso, a princípio, não significa que os dois rodam exatamente o mesmo emulador?
Pergunto pois fiz o seguinte teste... simplesmente COPIEI a rom do Art of Fighting, juntamente com o arquivo neogeo.zip para a pasta de roms do FBA e adivinhe, funcionou perfeitamente, quero fizer, consegui entrar no retroarch e utilizar a Unibios. Ou seja, mesmo sem saber qual a minha romset, tenho a CERTEZA de que a ROM e a Unibios funcionam de maneira satisfatória, ao menos no FBA.
Não poderia ser algo relativo ao emulador do NeoGeo? existe algum arquivo de configuração onde eu possa comparar com o FBA, para ver se realmente estão rodando o mesmo arquivo (emulador)?
Caso eu não consiga resolver, vou jogar todas as ROMS de Neo Geo para o FBA, mas não era o que realmente queria, que era deixar o Neo Geo de maneira destacada.
Ah, mais um detalhe curioso... embora nos dois sistemas o tamanho da imagem esteja marcado como "core provided", no Neo Geo a imagem ultrapassa um pouquinho as bordas superior e inferior. Já no FBA a imagem fica no tamanho perfeito.
Obrigado mais uma vez.
-
Isso, a princípio, não significa que os dois rodam exatamente o mesmo emulador
Sim, é exatamente isso, não existe um emulador específico para NeoGeo no Recalbox, o sistema só é dividido por questão de organização
Seu teste prova que a unibios está correta, e que o romset não é o problema, automaticamente, o seu problema ou é um arquivo de configuração, ou, um arquivo de mapeamento mal configurado.
Você precisa localizar se há algum desses dois arquivos (ou os dois), e excluir (faça backup primeiro), reinicie após excluir o(s) arquivo(s), que o sistema criará o arquivo necessário automaticamente com o padrão original, e você conseguirá editar o que deseja.
-
Finalmente, com sua ajuda, consegui resolver!!!
Entrei no arquivo recalbox.conf-pre-6.1.1-Dragonblaze e verifiquei que tinha a seguinte configuração:
"## NeoGeo emulator
"## You can use pifba or a libretro core (fba2x,libretro)
neogeo.emulator=libretro
"## If you set libretro as neogeo.emulator, the line below sets the retroarch core (fbalpha, mame2000)
neogeo.core=fbalphaaí, alterei para:
"## NeoGeo emulator
"## You can use pifba or a libretro core (fba2x,libretro)
neogeo.emulator=default
"## If you set libretro as neogeo.emulator, the line below sets the retroarch core (fbalpha, mame2000)
neogeo.core=defaultAparentemente, a configuração do Neo Geo, alterada no sistema principal, não estava surtindo efeito...
De toda forma, agradeço toda o seu tempo e atenção.
Podemos considerar a questão resolvida!!!