Raspberry Pi 4

For information, Recalbox IS NOT compatible with Raspberry Pi 4 yet.
Pour information, Recalbox N'EST PAS encore compatible avec le Raspberry Pi 4.

The Recalbox Team.

EmulationStation parando ao sair dos jogos



  • Boa tarde, alguém pode me ajudar?

    Fiz uma instalação limpa do sistema, e instalei o Recalbox 6.1.1 DragonBlaze, coloquei as roms, coloquei o tema etc. Nenhum problema, mas ontem do nada começou a aparecer uma tela preta ao sair de um jogo, ou mesmo trava na tela de carregamento, aquela que aparece quando sai ou inicia um jogo. Nenhum botão funciona a tela fica travada lá e só iniciando a ES de novo pelo Recalbox manager.

    Eu estou muito bem jogando algum jogo, quando saio dele e passo pro lado pra escolher outro, ou mesmo apenas saio do jogo. A "ES" simplesmente para, sei que para, pois quando acesso o Recalbox manager, e vou em suporte, e a "ES" está como (iniciar) de lá eu início ela novamente, só assim que volta, mas acontece o mesmo depois. Não sei mais o que fazer.

    Configuração:
    Placa: Raspberry PI 3 B
    Sistema: Recalbox 6.1.1 DragonBlaze
    SD: Sandisk classe 10 - 32GB


  • Local Moderator

    @yashiro Estranho, nunca vi isso, algum arquivo deve ter corrompido em algum momento, talvez você tenha desligado incorretamente o sistema em algum momento? Uma sugestão é tentar passar um scan disk do windows no cartão SD, usando um adaptador, mas é só uma possibilidade... Acho que o mais garantido é fazer backup e refazer a instalação limpa, do zero.



  • @zing Vou tentar fazer isso. É um processo chato, mas.. N tenho mais o que fazer.



  • @yashiro Eu tive um problema parecido recentemente. Quando eu ligava meu Raspberry, logo após aparecer a tela animada do Recalbox, o EmulationStation não iniciava e exibia uma tela preta (o terminal do linux eu acho) com mensagens de erro. Eu tinha que tirar o Raspberry da tomada e ligar novamente então o 2º boot funcionava normalmente, isso acontecia 7 entre cada 10 vezes que eu ligava. Certa vez o ES parou de funcionar quando entrou a proteção de tela e outro dia nenhum emulador estava funcionando. Eu recém havia instalado o Recalbox em um novo cartão de 32GB quando esses problemas apareceram. Comecei no Recalbox em 2017 com uma versão que funcionava lindamente depois migrei pro Batocera e recentemente vim pro Recalbox novamente. Não quero denegrir a imagem do Recalbox, até porque adoro esse sistema mas estou convencido que essa versão Dragonblaze é uma bomba-relógio que em determinados casos pode ser bem problemática. Refiz a instalação do RB, adicionei tudo novamente (que é bem trabalhoso) e até agora (poucos dias) não tive mais nenhum problema. Li em algum lugar da internet que os programas que fazem scrape dos jogos e que acessam o Raspberry podem corromper arquivos e fazer com que o Recalbox fique problemático. Pra evitar isso eu salvei todos os arquivos "gamelist.xml" de cada sistema e depois da nova instalação do RB coloquei eles e as pastas das imagens de volta e não usei mais nenhum programa de scrape.



  • @ismaiden666 Provavelmente ta acontecendo isso. Instalei tudo do zero, adicionei o tema, as roms etc. Funcinou tudo sem problema. Ai do nada deu a tela preta de novo, só que dessa vez mesmo colocando a ES pra iniciar ela volta pra tela preta. Fiz o seguinte, acessei a pasta das roms e apaguei todos os arquivos "gamelist.xml" reiniciei a ES funcinou. Mas quando eu reinicio o recalbox ou desligo e depois ligo já inicia na tela preta e não sai dela. Fiz de novo, apaguei todos os gamelist.xml das roms e iniciou sem problema. Mas ficar fazendo isso toda hora é um saco. Quando resolvo um problema aparece outro. Tenso...

    Edit: Acabei de resolver o problema, mas como sempre, apareceu outro kkkk. Acessei o recalbox.config na pasta system
    fui até a linha: emulationstation.gamelistonly=0 e mudei de 0 para 1

    Salvei, reiniciei o recalbox e pronto! Problema resolvido, ou quase. Agora as imagens da gamelist não aparecem. Não tenho ideia do que aconteceu.



  • @yashiro said in EmulationStation parando ao sair dos jogos:

    @ismaiden666 Provavelmente ta acontecendo isso. Instalei tudo do zero, adicionei o tema, as roms etc. Funcinou tudo sem problema. Ai do nada deu a tela preta de novo, só que dessa vez mesmo colocando a ES pra iniciar ela volta pra tela preta. Fiz o seguinte, acessei a pasta das roms e apaguei todos os arquivos "gamelist.xml" reiniciei a ES funcinou. Mas quando eu reinicio o recalbox ou desligo e depois ligo já inicia na tela preta e não sai dela. Fiz de novo, apaguei todos os gamelist.xml das roms e iniciou sem problema. Mas ficar fazendo isso toda hora é um saco. Quando resolvo um problema aparece outro. Tenso...

    Edit: Acabei de resolver o problema, mas como sempre, apareceu outro kkkk. Acessei o recalbox.config na pasta system
    fui até a linha: emulationstation.gamelistonly=0 e mudei de 0 para 1

    Salvei, reiniciei o recalbox e pronto! Problema resolvido, ou quase. Agora as imagens da gamelist não aparecem. Não tenho ideia do que aconteceu.

    Se eu deixar em 0 só fica nessa tela: alt text Não sei o que ocorreu que do nada ficou só nisso. Mas se mudo pra 1 entra, os jogos funcionam etc. Mas as imagens dos jogos não aparecem.


  • Local Moderator

    @yashiro mas você não disse que deletou as gamelists? Se deletou, realmente as imagens não vão aparecer, pois é a gamelist que fala qual a imagem é de qual jogo (e todas as outras informações do jogo). De qualquer forma, o teste deixou claro que o problema está nas gamelists, não sei de que forma você estava criando/editando as suas, já tentou gerar a gamelist de um sistema, de outra forma? Eu uso o ARRM (https://forum.recalbox.com/topic/11850/arrm-another-recalbox-roms-manager), você deveria tentar usa-lo para gerar a gamelist do sistema que você tem menos jogos, só a titulo de teste... Se funcionar, é só fazer em todos os sistemas, se não funcionar, tem que achar algum outro programa... Acredito que já que o problema eram as gamelists, assim que você gerar elas corretamente, poderá voltar "emulationstation.gamelistonly=" de 1 para 0, como é o padrão.



  • @zing Eu tenho o backup das gamelists, fiz um teste colocando elas de volta nas pastas, e voltando o "emulationstation.gamelistonly= para 0" mas mesmo assim o problema continuou. Mesmo com as gamelists de antes nada mudou.

    Vou seguir o que você me orientou, gerar a gamelist com o ARRM. Assim que eu fizer volta aqui postando o resultado. Obrigado!



  • @yashiro Refazer tudo é um saco mesmo então montei uma super-coleção de roms pra adicionar no Recalbox e fiz backup de tudo já organizado, bios, shaders, temas, gamelists.... Quando da pau no sistema apenas copio os saves, re-instalo o Recalbox e adiciono tudo novamente sem perder muito tempo. Ainda faço scrape com o Universal XML que foi descontinuado mas gosto dele por ter uma interface simples. Faço scrape das imagens no PC depois adiciono a pasta no RB e uso o programa novamente só pra verificar e criar o novo xml com o caminho correto das imagens. Já fiz uma tonelada de scrapes e com tamanho 1920x1080 pra guardar e olhar com melhor apreciação.

    Se você fizer backup das gamelists, pare o EmulationStation antes de adicioná-las de volta. Quando eu colocava as gamelists com o Recalbox rodando, após desligar ou reiniciar, as gamelists que eu colocava sumiam e eram criadas novas pelo RB e não apareciam as imagens. Constatei que se você parar o ES e adicionar as gamelists, quando der boot novamente vão ficar as mesmas que você colocou.



  • @ismaiden666 Consegui fazer tudo funcionar sem problema. Nem precisei recriar as gamelist's, o problema estava na gamelist do MSDOS(dos) sempre que ela é criada a ES trava nessa tela que mostrei acima. Quando eu apago a gamelist da pasta "dos" e reinicio a ES, funciona normalmente. Mesmo a gamelist que o próprio recalbox cria da esse problema. Então deletei a pasta "dos" das roms e agora ta funcionando.



  • Aproveitando o topico.. Agora to com outro problema, to com uns 7 emuladores duplicados e não tenho ideia de onde mexer para tirar isso. Se algum de vocês dois souberem, agradeço. Ahh, e muito obrigado pela ajuda com o problema anterior!!!

    alt text
    alt text



  • @yashiro Se você adicionou as roms de arcade na pasta fb vai aparecer esse sistema, do emulador Final Burn mas se colocar as mesmas roms na pasta libretro vai aparecer outro ícone parecido mas dentro você pode rodar os jogos com o núcleo de emulação do Final Burn Neo e do Mame. Não foi o tema que duplicou os ícones de emulador? Ele pode ter criado um tipo de xml fake só pros ícones serem exibidos na tela. Abra as pastas das roms e delete jogos e arquivos xml de emuladores que você não usa. Eu apago aqueles jogos de Amiga, Thomson, PRBoom que vem no Recalbox, pra não aparecer na tela.



  • @ismaiden666 vou fazer isso depois e ver no que dá. Agora o problema da tela preta ao sair dos jogos voltou. N aguento mais isso! do nada eu saio do jogo e a infeliz da ES para ai só iniciando ela de novo. Já reinstalei tudo do zero umas 4 vezes, e sempre acontece isso.



  • @yashiro Como você faz para reiniciar o ES? Eu tiro o Raspberry da tomada e conecto novamente. Você também sabe como reiniciar o Rasp. caso de pau no boot? Sem precisar tirar da tomada?



  • @ismaiden666 Reinicio ela pelo Recalbox Manager, direto do navegador. Quando dá pau eu reinicio por lá. Da tomada só desconecto se o recalbox manager não abrir.

    Acho que descobri o problema. Aqui mesmo no forum, mas em ingles, pesquisei meu problema em inglês e encontrei esse tópico.
    https://forum.recalbox.com/topic/19484/black-screen-when-leaving-a-game-when-custom-bg-music-is-setup/3

    O problema do cara era o mesmo, tela preta ao sair de um jogo. Ele resolveu alterando a frequência dos arquivos .ogg para 44.1 kHz. Verifiquei os meus arquivos e a maioria está com a frequência correta. Mas tem uns 10 com a frequência inferior a 44.1 kHz Vou mudar a frequência destes audios .ogg e depois adicionar ao sistema e ver se o problema persiste. Depois volto aqui e digo se resolveu ou não.



  • @yashiro Haaa é, tem as opções do manager pelo navegador. É que acesso direto a pasta share pelo Windows só digitando o número de ip. Nunca mais abri pelo navegador desde que passei a usar a Dragonblaze, valeu por me lembrar. É estranho que o problema sejam as músicas. Agora o Recalbox também suporta formato mp3 mas se as músicas que você tinha estivessem com frequência maior que 44100Khz nem deviam tocar, mas tudo pode acontecer. Meu Recalbox estava funcionando bem mas mal entrei aqui no teu tópico que ele voltou a dar tela preta com erros as vezes quando ligo o Raspberry, me forçando a tirar da tomada. Bati foto da tela com os erros e se o problema continuar vou abrir um tópico. O Recalbox inicia e funciona normalmente depois do 2º boot mas quase todas as vezes ter que tirar da tomada logo e ligar e ligar novamente é um saco.



  • @ismaiden666 Até agora não deu nenhuma tela preta, desde que removi as musicas. Os arquivos .ogg que estão com a frequência errada, estão com 22khz depois vou mudar a frequência e enviar tudo de volta pro recalbox e testar, espero que seja só isso mesmo, pois não aguento mais tela preta.

    É tenso, toda vez aparece um problema. Tu resolve um, aparece outro. Meus problemas com a tela preta acabaram, pelo menos eu acho. Agora to tentando resolver outro problema que é a coleção do sonic que não roda nenhum jogo, mesmo com o emulador e o core certinho, já as outras coleções funcionam sem problema. To começando a surtar já.

    O meu recalbox dava problema no boot tbm, ás vezes. Mas depois que fiz uma instalação limpa não deu mais problema no boot, não sei o que era, mas resolveu.



Want to support us ?

167
Online

78.7k
Users

20.2k
Topics

147.9k
Posts