RECALBOX 7.2.2 EM HD NÃO FUNCIONA QLED
-
Tenho recalbox instalado em HD, uso em um Acer Nitro 5 com GPU NVDIA GTX1660Ti, roda super bem, porém não consigo projetar ele totalmente para QLED 4k SAMSUNG QN55Q80RAGXZD. Ao iniciar o Boot com jogo o logotipo animado aparece, ao carregar o logotipo da ESTATION o sinal do HDMI cai e não volta mais, eu já fiz todos os tópicos do fórum, xrandr mudei pra HDMI, forcei e mesmo assim nada, tentei fórum mais antigos de atalho nos BOTÕES e nada, infelizmente sou novato e não sei mais o que fazer pra conseguir transmitir pra tela.
Alguém pode me ajudar? -
@juber Certifique-se de que o problema não é apenas alguma configuração na TV, já vi vários usuários com problemas tentando reconfigurar o Recalbox de tudo quanto é forma e no final descobriram alguma opção na TV que precisava ser ativada ou desativada...
Confira se o problema não é o cabo também, alguns cabos HDMI não são tão bons quanto outros e apresentam problemas em TVs 4k.
Por último, poste aqui o resultado do xrandr, e descreva precisamente o que você tentou alterar na configuração (já vi usuários falarem que tentaram de tudo e não haviam nem mexido na configuração certa...).
-
@zing eu já alterei de todas as formas o sistema, entrei já opção pelo Windows em alterar via notepad++ pra default, HDMI-1, AUTO O ou até mesmo pra HDMI. Situação que não resolveu e não funcionou e, o estranho é que na minha TV funciona a abertura da inicialização do sistema, quando chega na tela de carregamento do emulationstation a imagem do televisor sai e fica sem conexão com o notebook. Ao ligar o sistema operacional Windows minha TV reconhece normalmente meu computador com o cabo hdmi que foi testado e sem nenhum problema, me levando a crer que ou é a configuração errada mesmo ou o sistema não me dá suporte pra isso. Segue a imagem do sistema que alteri algumas vezes sem sucesso!
-
Confira se o problema não é o cabo também, alguns cabos HDMI não são tão bons quanto outros e apresentam problemas em TVs 4k.
Se você não testou com outro cabo, você ainda não pode afirmar que não é o cabo o problema.
Por último, poste aqui o resultado do xrandr
Enquanto você não postar o resultado do xrandr, ninguém poderá afirmar que você está configurando corretamente ou não.
-
@zing já testei com 2 outros cabos, talvez não tenha deixado tão claro, em outros televisores também, deixei dois prints de como ficou a modificação feita sem sucesso. Caso você queira ajudar, poderia passar o passo-a-passo de como vc faz ou como você conseguiu com um notebook transmitir pro seu televisores, não sei se você já tentou fazer isso ou se somente tá sugerindo uma configuração técnica sem ter pelo menos ter passado por situação igual, como disse tenho um notebook Acer nitro 5 e uma qled que infelizmente com o recalbox não estão se comunicando, ademais observei que não sou o primeiro a ter o mesmo problema em post antigos dessa comunidade e muito menos não sou o primeiro a levantar essa discussão na net, fato é que o outro sistema (batocera) por algum motivo foi simplesmente transmitir a imagem, porém tenho por preferência o recalbox
-
já testei com 2 outros cabos, talvez não tenha deixado tão claro, em outros televisores também,
Certo, isso realmente não havia ficado claro, agora entendi.
deixei dois prints de como ficou a modificação feita sem sucesso
Sim, eu entendi seu print, mas, para saber se está certo ou errado, preciso do resultado do comando
xrandr
, pois é ele que diz qual a configuração certa.ademais observei que não sou o primeiro a ter o mesmo problema em post antigos dessa comunidade e muito menos não sou o primeiro a levantar essa discussão na net,
É fato que você não é o primeiro a ter esse problema, mas isso não significa que não tem solução.
Os usuários que dominam o comandoxrandr
não tem a necessidade de postar nada aqui no fórum porque conseguem resolver o problema sozinhos, a maioria dos usuários que tiveram esse problema desiste de configurar quando se depara com a necessidade de usar o comandoxrandr
, pois ficam com "medo" de fazer algo errado, ou se "assustam" em ter que usar o terminal e imaginam ser algo muito complexo (mas não é), por isso você acha tantos problemas parecidos e "sem solução".não sei se você já tentou fazer isso ou se somente tá sugerindo uma configuração técnica sem ter pelo menos ter passado por situação igual
Já fiz funcionar, não no mesmo modelo de notebook que você, muito menos no mesmo modelo de TV, receio que haja alguma configuração específica do seu modelo de TV, pois recentemente vi um usuário que estava sem som e a solução era apenas uma configuração da TV dele (eu sei que pode não ser o seu caso, e até parece não ser, mas ainda não descarto totalmente essa possibilidade pois você ainda não fez todos os testes possíveis.).
Caso você queira ajudar, poderia passar o passo-a-passo de como vc faz ou como você conseguiu com um notebook transmitir pro seu televisores
Você precisa se conectar em SSH, abrir um terminal, e usar o comando
xrandr
, esse comando dirá exatamente quais são os modos suportados pelo seu televisor, e é isso que você precisa configurar no arquivorecalbox.conf
que você está editando conforme os prints que você mandou.Você precisa estar conectado na internet para acessar seu dispositivo via SSH, e precisa de um outro computador para acessar (não sei se é possível fazer através do celular, talvez seja, mas dai não consigo indicar nenhum aplicativo, você precisaria pesquisar um pouco).
Há várias formas de se conectar via SSH, eu prefiro usar o WinSCP (acho mais intuitivo):
- https://recalbox.gitbook.io/documentation/v/portugues/tutoriais/sistema/acesso/acesso-a-rede-via-winscp
- Esse vídeo pode ajudar (Ative as legendas): https://www.youtube.com/watch?v=Bt4aHZ2Xo2g&list=PL2oNQ0AT7fx2ExiSNrfHUzga5GnogI4sh&index=35&ab_channel=Recalbox
Quando conectado, você precisa abrir o terminal e finalmente poderá usar o comando
xrandr
:Se fizer tudo certo, esse comando irá dizer exatamente todas as saídas de vídeo do seu dispositivo, e as resoluções aceitas, você afirma que já testou algumas configurações:
default, HDMI-1, AUTO O ou até mesmo pra HDMI.
Mas, se esse comando dizer que o nome da saída de vídeo é HDMI1 (não HDMI-1), ou HDMI0, isso explicaria imediatamente porque suas configurações não funcionaram: você provavelmente ainda não tentou com o termo correto, o usuário deste tópico por exemplo, estava apenas colocando um espaço onde não existia e por isso não funcionava (como você pode ver no comentário dele, após editar corretamente funcionou).
Após conectar na internet, acessar via SSH por outro computador, rodar o comando xrandr, configurar corretamente o arquivo recalbox.conf, salvar e reiniciar o Recalbox (você pode inclusive reiniciar o Recalbox com o comando
reboot
, caso queira), então deverá funcionar.Como citei anteriormente, existe ainda uma pequena chance de haver alguma configuração especial em sua TV, caso não funcione recomendo testar em outra TV de resolução menor para verificar.
Caso funcione, por favor poste aqui para que outros usuários possam usar como referência.
Caso não funcione, poste aqui o resultado do comando
xrandr
e o print dorecalbox.conf
, que tentarei ajudar. -
@zing bom dia, gostaria de mostrar como está o xrandr em um dos meus dispositivo, ele mostra HDMI conectado - segue print do PUTTY
caso possa me orientar o que tá errado aí eu agradeço, pois mesmo assim não aparece na TV a imagem.
-
Esse é o print da tela do meu xrandr (recalbox montado em meu HD principal) a tela anterior com as informações de HDMI conectado era de outro HD que fiz ontem para saber se eu estava fazendo algo errado. Embora o novo HD apareça mais opções, acredito que isso aconteça por que usei outra maquina para Rodar o RECALBOX EMULADOR.
Consegue esclarecer uma coisa, como sou novo em comandos no Winscp e PUTTY, eu até consigo colocar as informações do ##Prefered..... prevista em outro post aqui no forum, porém não sei como salvar isso, preciso fazer algum comando antes do xrandr ou depois que escrever os comandos ##Prefered?
Acredito que isso não esteja salvando com sucesso, por eu ser um pouco ignorante no assunto e realmente não saber o que estou fazendo direito e, todos os vídeos já demonstrado na internet (em idioma que não o meu acaba passando alguma informação que eu desconheça)
Já no recalbox.config ele está dessa forma! segue a imagem
noto que no meu ACERNITRO 5 a opção quando entro no xrandr de HMDI nem aparece apenas o Virtual e ainda assim disconectado - tenho uma placa de vídeo como disse, será que isso é a causa do problema?
Complexo essa situação, pois mesmo com outro notebook sem placa de vídeo ela pelo menos não rodou no tv como vc pode ver no post anterior.
Salve-me por favor!!!
-
gostaria de mostrar como está o xrandr em um dos meus dispositivo, ele mostra HDMI conectado
Você precisa interpretar o resultado do comando. Ele exibe as saídas de vídeo que estão sendo reconhecidas, e os modo de vídeos possíveis que ele conseguiu reconhecer.
Nesse caso, seu dispositivo tem 3 saídas de vídeo sendo reconhecidas:- eDP1 que está com uma tela conectada neste momento (essa é a tela do próprio note)
- HDMI1 que é a saída HDMI, e está com uma tela conectada neste momento
NOTA
: não há espaço nem hífen, o nome éHDMI1
e você colocouHDMI-1
, então você editou errado norecalbox.conf
, você deveria colocar (sem espaços, sem hífen):
system.externalscreen.prefered=HDMI1
- VIRTUAL1 que provavelmente é uma saída que não existe na realidade (por isso o nome é virtual, ela não existe no físico, é uma saída fake), e não tem nenhuma tela conectada neste momento.
Tanto a saída eDP1 quanto a saída HDMI1 possuem vários modos de vídeo possíveis, você pode escolher qualquer um dos que estão listados para elas, mas na linha que você editou, você inseriu espaços que não existem, o certo é:
system.externalscreen.forceresolution=1920x1080
-
Esse é o print da tela do meu xrandr (recalbox montado em meu HD principal) a tela anterior com as informações de HDMI conectado era de outro HD que fiz ontem para saber se eu estava fazendo algo errado. Embora o novo HD apareça mais opções, acredito que isso aconteça por que usei outra maquina
O resultado do comando xrandr não tem relação com o HD que você usou, mas sim com "a máquina" que você usou. Esse comando exibe todas as saídas de vídeo que estão sendo reconhecidas, se estão com alguma tela conectada ou não, e os modos de vídeo possíveis para essa saída nesta tela.
Nesse outro dispositivo, você tem outro resultado, mas deve interpretar da mesma forma.
Seu segundo dispositivo só tem 2 saídas de vídeo sendo reconhecidas:- eDP1 que está com uma tela conectada neste momento (essa é a tela do próprio note)
- VIRTUAL1 que provavelmente é uma saída que não existe na realidade (por isso o nome é virtual, ela não existe no físico, é uma saída fake), e não tem nenhuma tela conectada neste momento.
noto que no meu ACERNITRO 5 a opção quando entro no xrandr de HMDI nem aparece apenas o Virtual e ainda assim disconectado - tenho uma placa de vídeo como disse, será que isso é a causa do problema?
Você tem razão, só há 2 saídas sendo reconhecidas, o Recalbox não está reconhecendo a saída HDMI que você mencionou.
Como você disse, ela deveria aparecer mesmo que não houvesse nenhum cabo conectado nela, iria exibir comodisconnected
assim como a saídaVIRTUAL1
, mas deveria aparecer como resultado doxrandr
.Realmente pode ser que por ser uma placa de vídeo dedicada haja alguma incompatibilidade de drivers, e, se for isso, você não conseguirá fazer funcionar.
Há algumas outras alternativas mais complexas que você pode experimentar antes de desistir, mas, infelizmente, não posso garantir que irá funcionar, e, eu não domino totalmente (então não consigo te ajudar perfeitamente). Você pode pesquisar um pouco mais sobre o funcionamento do arquivo
xinitrc
.
Como foi feito nessas postagens:- https://forum.recalbox.com/topic/22283/recalbox-7-0-1-hdmi-not-listed-by-xrandr
- https://forum.recalbox.com/topic/20469/cut-screen-initial-menu/5
- https://forum.recalbox.com/topic/18445/screen-resolution-in-tv-is-the-same-as-laptop-and-not-the-tv/13
- https://forum.recalbox.com/topic/22637/refresh-rate-issue-on-nuc-with-recalbox-7-1-1