Recalbox v7.2.1 - Tutorial de instalação da Nespi4case
-
Olá a todos
Seguindo as várias questões encontradas pelos usuários da Nespi4Case, realizamos testes mais aprofundados para determinar quais parâmetros estão na origem dos bugs encontrados.
E fomos capazes de isolar o problema. Agradecimentos a @manoot e @tonkatsu81 por sua ajuda nisso
Acontece que a porta SATA do disco rígido tem vários problemas dependendo da configuração usada. Para simplificar, se a porta SATA (integrada na parte superior da case) estiver conectada via cabo USB3 à parte inferior, mas nenhum disco (disco rígido mecânico ou SSD) estiver conectado a ela, então o Recalbox encontra vários problemas:
- problema de instalação durante uma nova instalação;
- problema de latência na inicialização (que pode durar vários minutos);
- problema de reconhecimento da case;
- problema de desligamento do ventilador da Nespi4Case quando desligada pelo botão liga/desliga diretamente.
Para resolver esses problemas e fazer a case funcionar corretamente enquanto você espera por uma correção dos desenvolvedores, ofereço este pequeno tutorial para tirar o máximo proveito da sua case! Gostaria de salientar que esta é uma medida temporária para permitir o uso da case enquanto aguarda uma correção estável.
Portanto, distinguiremos dois casos: uso com disco rígido integrado no cartucho e conectado à case, e uso sem disco rígido.
Antes de começar, gostaria de ressaltar que os cabos que devem ser conectados devem seguir o diagrama de montagem recomendado pela RETROFLAG. Sem reversão de cabos USB2/USB3.
De qualquer forma, presumo que o Pi4 já esteja instalado na case.1º Usando a Nespi4Case com um disco rígido:
É o caso mais simples.
Instalação:
Primeiro, você formata seu disco rígido em formato exfat. Grave o Recalbox em seu cartão SD com seu software favorito. Em seguida, certifique-se de que o botão da case está LIGADO (consulte o manual da case) para usar o modo safeshutdown.
Em segundo lugar, na case, insira o cartão SD em seu devido slot e conecte o disco rígido à porta SATA. O disco rígido PRECISA estar conectado.
Inicie. A instalação começará rapidamente. Quando o ES for carregado, a instalação está feita corretamente, com reconhecimento automático da case, do safeshutdown e dos botões.
Ao pressionar o botão power da case, o ES desligará de forma segura, a energia será desligada e o ventilador será desligado.
Você pode então prosseguir com a instalação em seu disco rígido, da forma clássica, selecionando sua unidade de armazenamento no menu do sistema → armazenamento. A instalação no disco rígido também reconhecerá a case, a configuração é automática.
Não há absolutamente nenhuma outra manipulação a ser feita, nenhum script precisa ser instalado.
Utilização:
Use seu Recalbox da forma normal. Desligue de forma segura, conforme mostrado acima. Reset faz uma reinicialização segura.2º Usando a Nespi4Case sem disco rígido (com uma conexão de rede, por exemplo):
Neste caso, se o cabo USB conectado ao SATA estiver conectado, os sintomas detalhados no início do tutorial podem ocorrer.
Instalação:
Primeiro, grave o Recalbox em seu cartão SD com seu software favorito. Em seguida, certifique-se de que o botão da caixa está LIGADO (consulte o manual da case) para usar o modo safeshutdown. E certifique-se de desconectar o cabo USB3 da parte superior da case (conectado à porta SATA) da porta USB3 do RPi4. A parte superior da case não pode estar conectada na parte inferior!
Em segundo lugar, na case, insira o cartão SD em seu devido slot. Inicie. A instalação começará rapidamente. Quando o ES for carregado, a instalação está feita corretamente, mas falta o reconhecimento da case.
(+) Ainda faltam algumas configurações. Conecte seu Recalbox à Internet. Conecte-se em SSH. Permita a gravação na partiçãoboot
com o comando:mount -o remount, rw / boot
.
Usando o WinSCP, por exemplo, procure o arquivorecalbox-boot.conf
na partição boot. Abra-o. Encontre a linhacase=none:1
. Exclua esta linha. Faça backup e desligue o sistema de forma segura.
Conecte o cabo USB3 da parte superior da case à porta USB3 do RPi4. Ligue o seu Recalbox.
Pronto, é um pouco aleatório. Não sei explicar o porquê, mas às vezes a case já é reconhecida, às vezes não. Para verificar isso, quando o ES carregar, conecte-se em SSH e abra o arquivorecalbox-boot.conf
.
Encontre a linhacase=????:1
.Se ???? = none significa que a case não foi reconhecida. Neste caso, repita o passo (+).
Se ???? = NESPi4, a case foi detectada. Nesta etapa, você pode desligar e depois desconectar o cabo USB3 da case do RPi4 (já que nenhum disco será usado, isso evitará os problemas descritos acima) enquanto mantém as funcionalidades da case ativas desde que foi detectado.Nota: se você tiver um disco rígido disponível, aconselho que proceda conforme o 1º exemplo, sem passar pela instalação do disco rígido posteriormente. E quando a case for reconhecida, remova o cabo UB3 do Pi4 da mesma forma.
Boa instalação
Esta é uma tradução, se quiser ver o tutorial original, clique neste link:
https://forum.recalbox.com/topic/24390/recalbox-v7-2-1-tutoriel-d-installation-du-boitier-nespi4case