Raspberry pi Zero W vs Snes
-
Olá guys, tudo beleza? Sou novato na área do Raspberry pi e na emulação.
Eu só gostaria de tirar umas duvidas besta em relação ao Raspberry pi Zero W. Eu consegui configurar usando um tutorial o Recallbox para jogar jogos de GBA (meu console portátil favorito) mas eu não to conseguindo fazer ele rodar direito jogos de Snes. Chrono Trigger, Top Gear e alguns outros estão com problemas de travar bastante ou FPS lento.
Sei que a versão do raspberry pi que eu estou utilizando não é a melhor, mas queria entender porque jogos de GBA estão rodando fluidamente e jogos de Snes estão com problemas.
É a falta de uma bios? ou é assim mesmo?
Desde já agradeço pela ajuda
-
@dkha Olá!
Na verdade, segundo a Wiki, GBA deveria rodar mais engasgado que SNES no RPi0:
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Board-Compatibility-(EN)
E GBA que exige BIOS, SNES, pelo que eu sei não precisa:
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Add-system-bios-(EN)O Problema é só com esses dois jogos, ou em todos? Você já tentou trocar o emulador/núcleo de emulação para esses jogos lentos?
Você não deixou claro qual versão do Recalbox você está utilizando, e não sei o que você configurou, portanto, uma sugestão é, você fazer um backup da sua imagem do Recalbox (ou usando outro cartão de memória), e fazer um teste, instalando a última versão oficial:
https://archive.recalbox.com/
A partir do zero, em uma imagem sem modificação, copiar apenas uma das ROMS que você está com problema, e testar.
Lembrando que, a ROM deve estar no formato certo (há um arquivo .txt dentro de cada pasta de "emulador", que indica se é necessário BIOS, e quais são os formatos de ROM suportados).Indiferente do seu teste, uma das possibilidades de lentidão é você estar usando um cartão de memória ruim/falsificado, o certo é um cartão de memória classe 10.
Há também a possibilidade da ROM que você estar usando ser um "bad dump", e as vezes se você usar outra ROM do mesmo jogo já resolve o problema.
-
@Zing tudo bem meu caro? Obrigado por responder.
Então, eu dei uma olhada na Wiki e foi exatamente por isso eu vim aqui hahaha.
Mas vamos lá:
A versão do RecalBox que eu estou usando é a 6.0-DragonBlaze para o Raspberry Pi 1 / Pi 0, baixado no próprio site da Recalbox na aba de "DIY Recalbox".
O problema acontece com alguns jogos de Snes , Top gear 1 e 2, Super Metroid, Chrono Trigger, Megaman 7 e alguns outros (Não são em todos, Donkey Kong Country roda tranquilamente.
De configuração eu fiz algumas alterações nas quais pesquisei no Youtube para ver na tentativa de melhorar o desempenho, mas nada de muito satisfatório.
Eu baixei uma imagem do Retropie (Fiz só a configuração de Wifi e controle) para testar e por lá os jogos de Snes rodam bem melhor (apesar que alguns ainda apresentam travadas ou engasgadas leves e outros impossível de se jogar como Top gear 2) Mas, os jogos de GBA rodam engasgando bem diferente do Recalbox que lá o GBA roda lá sem problema algum.
Agora a questão do Cartão SD é o que me pegou, eu estou usando um antigo meu de 32gb que não é de classe 10. Mas de qualquer forma eu irei colocar a imagem do recalbox de volta no cartão e tentar testar o que está acontecendo. Se eu perceber que é o Cartão mesmo, irei trocar assim que possível.
Vou dando noticias por aqui.
-
@dkha Bom, como citei, as vezes alterar o emulador/núcleo de emulação já resolve o problema, comece testando isso, é fácil, é só ir na lista de jogos, e apertar select sobre o jogo, editar as configurações do jogo, e alterar, salvar, e testar.
A segunda opção, é fazer o teste que falei, fazer o teste com a imagem sem nenhuma alteração, totalmente limpa, só com uma ou outra ROM dessas que deu problema.
Já tentou baixar outra ROM do mesmo jogo?
A última opção é testar com o cartão classe 10 que é o recomendado, mas se não for essa a questão, você vai investir em algo que pode não ser a solução.Mas faça os seus testes primeiro, depois poste aqui os resultados, positivos ou negativos...
-
Olá @Zing e a todos que estão lendo esse tópico
Então, vamos lá. Eu queria ter filmado muita coisa para mostrar, mas acabou que eu não consegui, entretanto eu fiz vários testes bem interessantes.
1 - Baixei o Recalbox versão 6.0-DragonBlaze para o Raspberry Pi 1 / Pi 0 no próprio site da recalbox, coloquei a imagem no SD e utilizei no meu Raspberry Pi 0 W. Sem configurar nada, testei 4 jogos que estão dando problemas: Top Gear, Top Gear 2, Super Metroid e Chrono Trigger. E todos apresentam o mesmo problema de desempenho.
2 - Baixei outras roms de outro sites e nada mudou.
3 - Baixei um emulador de Snes (Zsnes) no meu PC e testei os jogos lá e todos rodaram tranquilamente.
4 - Desativei o WIFI e o Bluetooth da placa para testar apenas o processamento em roda o jogo. Infelizmente nem um resultado satisfatório
5 - Fui atras de outras postagem no fórum e me deparei com essa https://forum.recalbox.com/topic/3428/recalbox-seems-to-run-really-slow-on-raspberry-pi-zero Basicamente nesse link eles conversam sobre o clock do processador do PI 0 que por padrão esta locado a 700mhz e que poderia dar um overclock para 1100mhz para rodar os jogos melhores. Mesmo com receio de perder meu Raspberry Pi 0 W eu testei e realmente fez uma GRANDE diferença. Top Gear 1 roda bem melhor mas ainda da umas leves engasgadas, Chrono Trigger e Super Metroid rodaram sem nem um problema, só o Top Gear 2 que continuo com o mesmo problema.
6 - Usando o Recalbox.me eu monitorei o desempenho e percebi que a tela aonde escolhemos os consoles e jogos elevaram a temperatura do Raspberry para até 65ºc e jogando qualquer jogo Snes ou GBA a temperatura fica entre 54ºc até 58ºc (O que para mim foi um espanto)
7 - Dei uma pesquisada sobre a temperatura máximo ideal para o Raspberry pi 0 e vi que a recomendação é até 85ºC
8 - Vi alguns videos de um pessoal testando os emuladores no Raspberry pi 0 e me deparei com esses dois: https://www.youtube.com/watch?v=TlnrKzYSkRc e https://www.youtube.com/watch?v=Z46npc9URxE&t Apesar deles utilizarem o Retropie com OS eu sei que ambos usam os mesmos emuladores, dai percebi que algum dos dois está bem errado.
9 - To realmente acreditando que possa ser então o meu cartão SD que não é classe 10. Já que vi um pessoal montando sue próprio GBA com o Raspberry pi 0 e rodando os jogos de snes e gba tranquilamente.
-
@dkha said in Raspberry pi Zero W vs Snes:
6 - Usando o Recalbox.me eu monitorei o desempenho e percebi que a tela aonde escolhemos os consoles e jogos elevaram a temperatura do Raspberry para até 65ºc e jogando qualquer jogo Snes ou GBA a temperatura fica entre 54ºc até 58ºc (O que para mim foi um espanto)
Até onde eu saiba, e você fizer overclock, é recomendado o uso de dissipadores de calor e/ou cooler para resfriação, superaquecimento também causa lentidão.
9 - To realmente acreditando que possa ser então o meu cartão SD que não é classe 10. Já que vi um pessoal montando sue próprio GBA com o Raspberry pi 0 e rodando os jogos de snes e gba tranquilamente.
Não está especificando as configurações do software no vídeo, mas realmente o recomendado é um cartão de classe 10, o desempenho é melhor em um cartão de classe 10, pois a velocidade de leitura e gravação do cartão de classe 10 é maior.
De quantos amperes é a sua fonte de alimentação? Está aparecendo um raio amarelo no canto da tela? Baixa amperagem da fonte também é um problema comum (mas aparece esse raio amarelo, é fácil de identificar).
-
Olá @Zing e Olá a todos.
Eu descobri qual é o real problema com a falta de desempenho dos emuladores do snes no recalbox: São os core básico que já vem dentro do SO da plataforma.
Ontem eu baixei o Retropie e resolvi instalar os emuladores opcionais que vem dentro do SO. O Retropie assim como a Recalbox vem como padrão as emuladores de Snes: lr-snes9x2010 lr-snes9x2005 e lr-snes9x2002. Esse emuladores não são adequados para funcionarem no Raspberry Pi 0, apresentam queda de FPS constante para quem usa o Raspberry Pi 1 / 0.
Então eu instalei no Retropie o PiSNES e o snes9x-rpi e pronto, rodei os jogos liso, sem problema de queda de FPS ou travamento.
Segundo a Wiki: https://github.com/RetroPie/RetroPie-Setup/wiki/Super-Nintendo-Entertainment-System esses dois emuladores são bons para rodar dentro do Raspberrypi 0 / 1.
O único problema é a configuração de botões que é bem complicado de fazer, já que os dois não usam o retroarch como padrão.
Em relação a GBA é a mesma coisa, no Retropie a versão que vem no SO é a lr-gpsp e no Recalbox a versão que vem já é a gpsp normal. Por isso que Recalbox roda melhor jogos de GBA.
Agora eu fico na duvida, tem como baixar o PiSNES e o Snes9x-rpi no Recalbox? Ou sera que os Devs vão ver esse post e colocar o PiSNES ou Snes9x-rpi como padrão do Raspberrypi 0? hahaha
Se eles implementarem esses dois emuladores dentro do Sistema Operacional (SO) da Recalbox e os controles forem facil de configurar já vai ajuda BASTANTE os usuários do pequenino Raspberry pi 0
-
@dkha said in Raspberry pi Zero W vs Snes:
Agora eu fico na duvida, tem como baixar o PiSNES e o Snes9x-rpi no Recalbox?
Não é possível, para adicionar um novo núcleo de emulação é necessário recompilar todo o sistema, e só o desenvolvedores fazem isso.
Segundo a Wiki: https://github.com/RetroPie/RetroPie-Setup/wiki/Super-Nintendo-Entertainment-System esses dois emuladores são bons para rodar dentro do Raspberrypi 0 / 1.
Mas a Wiki adverte: "embora tenha emulação de som imprecisa e os jogos SFX / SA1 / SFX2 não funcionem."
Provavelmente é por isso que não é integrado ao Recalbox (e acredito que haveriam muitos usuário reclamando disso, seria tentar uma melhoria e ter uma dor de cabeça com a chuva de posts no fórum reclamando do som e de jogos que não rodam, pois os usuário não costumam pesquisar como você está fazendo).
-
Olá a todos.
Que pena =( acho que os cores do RBpi 0 poderiam ser melhor trabalhado então, mesmo sendo o mais fraco, ele tem potencial.
enfim. @Zing obg pela ajuda. Vou ficar acompanhando as atualizações do Recalbox até sair uma versão melhor do Snes nele.
-
@dkha Não sei se tem relação, mas dá uma lida nesse tópico:
https://forum.recalbox.com/topic/17684/recalbox-6-0-dragonblaze-raspberry-pi-0-w