Demora para carregar ROMs
-
Boa tarde, pessoal.
Instalei o Recalbox 6.0 num Pi 3B+, usando um cartão Sandisk Classe 10 de 32 GB.
Tenho tido um problema na abertura dos jogos: quando abro o jogo a tela fica preta por aproximadamente um minuto para só então abrir o jogo. O desempenho nos jogos que testei e no sistema está normal, só que está acontecendo mesmo é essa lentidão para abrir as roms.
Os sistemas em que testei foram SNES, Mega Drive e Mame, e tem todos eles acontece essa lentidão na abertura. Já testei com outro cartão de memória e inclusive já testei também colocando os jogos em um pendrive, mas o problema persiste.
As únicas alterações que fiz no sistema foram com relação à configuração do wifi (está conectado em uma rede de 5GHz), linguagem do sistema, desabilitei o Kodi e defini o fuso horário para São Paulo.
Não sei se está acontecendo esse problemas com o RPi 3b normal ou se é só no 3B+.
Alguém mais está tendo esse problema?
-
@douglas-ferreira Se o seu cartão de memória realmente for classe 10 (se não for pirata), você estando com um Rpi3+ não era para ter lentidão. Você alega que fez poucas modificações, nenhuma que deveria influenciar no desempenho pelo que você citou, mas você fez a instalação do zero, a partir da imagem oficial? Ou baixou uma imagem pronta, e modificou só isso? Você aproveitou algum tipo de arquivo de configuração de uma instalação anterior?
Outra coisa, você está usando o tema padrão? -
@zing O cartão é original, já testei o Retropie com os dois cartões que usei e funcionaram muito bem. Na versão beta do Recalbox funciava bem também. O sistema carrega rápido e não há engasgos na interface ou no próprio jogo, só mesmo essa lentidão para carregar a ROM.
Fiz a instalação do zero, baixei a imagem do site oficial. Estou usando o tema padrão e não alterei qualquer arquivo de configuração. As poucas alterações foram feitas na própria interface do sistema.
Esqueci de informar que estou usando um controle bluetooth da 8bitdo, modelo SN30 GP.
-
@douglas-ferreira desculpe, mas ainda não ficou claro se você não está aproveitando um arquivo de configuração de uma versão anterior, sem querer. Você disse que testou a versão beta, como fez o backup dos seus arquivos? É só uma suposição, mas se você fez o backup da partição SHARE inteira, alguns arquivos de configuração da versão BETA ainda estariam ali, o que poderia ocasionar uma certa "incompatibilidade" que justificaria a lentidão.
Claro que pode não ter nada a ver com isso, pode ser que a quantidade de sistemas/ROMs que você está usando seja muito grande, pode ser uma gamelist corrompida...
Um teste útil, já que você possui outro cartão de memória, é nesse segundo cartão, fazer uma instalação limpa, e sem nenhuma modificação além da linguagem, copiar apenas uma ROM de cada sistema que você está tendo problema (SNES, MEGADRIVE E MAME, pelo que entendi), faça o teste assim, se no sistema sem nada e sem modificações funcionar, o problema é alguma configuração. Se não tiver melhora de desempenho, então não há muito o que se fazer... -
@zing Não fiz backup e nem atualizei o sistema. Baixei a imagem da versão final e usei o Etcher para gravar o micro sd; é uma instalação nova. Testei a versão beta, mas ela não tem tem qualquer relação com a instalação atual. O cartão foi formatado antes de instalar a versão 6.0.
O sistema tem poucas ROMs instaladas, talvez uns 6 ou 7, apenas. Ele está com essa demora apenas na abertura dos jogos.
Já formatei e regravei a imagem várias vezes. Estou pensando que talvez seja algum problema com o bluetooth, já que uso um controle sem fio. Mas é algo meio estranho, pois o controle funciona normalmente nos jogos e na interface do SO.
-
@douglas-ferreira Entendi, mas é estranho, não estou conseguindo imaginar o que pode ser... Você está usando o Rpi conectado a TV pelo HDMI? Quais as dimensões/modelo da sua TV?
Se você tiver um joystick com fio é fácil fazer o teste e descartar a possibilidade de ser ou não o bluetooth, acho que até mesmo um teclado USB serve só para testar. -
@douglas-ferreira acabei de ver um tópico em francês que se refere ao mesmo problema que você tem, e o sujeito achou a solução, usa o Google tradutor e da uma olhada:
https://forum.recalbox.com/topic/17927/pi-3-b-lancement-des-roms-très-long -
Consegui resolver! Fiz uma instalação nova no cartão e testei todas as configurações em que mexi. A cada alteração eu reiniciava o sistema e testava uma ROM para ver se haveria demora. Fiz todo o teste com o controle virtual disponível em ip:8080, pelo celular.
Quando fui parear o controle 8bitdo não consegui parear. Os controles SN30 GP da 8Bitdo têm quatro modos de pareamento. Esses modos são inicializados da seguinte forma:
-
Pressiona se segura start + B se for para usar em um dispositivo Android. O Led pisca uma vez por ciclo para indicar que está no modo compatível com Android. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.
-
Pressiona se segura start + X se for para usar em computador com Windows. O Led piscará 2 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.
-
Pressiona se segura start + A se for para usar em computador com MacOS. O Led piscará 3 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.
-
Pressiona se segura start + Y se for para usar no Nintendo Switch. O Led piscará 4 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.
Antes eu vinha usando o modo compatível com Windows (Start + X) e o controle funcionava, mas apresentava aquela demora para carregar a ROM.
Por algum motivo, não consegui parear novo Windows nessa nova instalação. Tentei parear no modo Android (Start + B) e funcionou e agora as ROM abrem na hora, sem aquela demora toda para carregar.
Não tenho certeza se essa foi a causa, mas vou fazer novos testes com o outro cartão onde está o sistema em que havia a demora para verificar se é realmente isso e posto aqui.
Vou dar uma lida nesse post que você achou para ver se é o mesmo caso.
Muito obrigado.
-
-
Acabei de ler o tópico em francês que você postou. É exatamente a mesma solução que eu usei.
Estou aqui pensando que sendo o Android é um sistema Linux o modo Start + B é também compatível com o Recalbox, que também é Linux.
É algo estranho o controle interferir no carregamento da ROM, mas agora já está solucionado o mistério.
Muito obrigado pela ajuda.
-
@douglas-ferreira Salvou, cara. Estava com esse problema com um joystick 8BitDo, agora está 100%!