Recalbox Forum

• Register
    • Login
    • Search
    • Recent
    • Tags
    • recalbox.com
    • Gitlab repository
    • Documentation
    • Discord

Demora para carregar ROMs

Recalbox geral
    demora para carregar roms
    3
    10
    1765
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira last edited by

Boa tarde, pessoal.

Instalei o Recalbox 6.0 num Pi 3B+, usando um cartão Sandisk Classe 10 de 32 GB.

Tenho tido um problema na abertura dos jogos: quando abro o jogo a tela fica preta por aproximadamente um minuto para só então abrir o jogo. O desempenho nos jogos que testei e no sistema está normal, só que está acontecendo mesmo é essa lentidão para abrir as roms.

Os sistemas em que testei foram SNES, Mega Drive e Mame, e tem todos eles acontece essa lentidão na abertura. Já testei com outro cartão de memória e inclusive já testei também colocando os jogos em um pendrive, mas o problema persiste.

As únicas alterações que fiz no sistema foram com relação à configuração do wifi (está conectado em uma rede de 5GHz), linguagem do sistema, desabilitei o Kodi e defini o fuso horário para São Paulo.

Não sei se está acontecendo esse problemas com o RPi 3b normal ou se é só no 3B+.

Alguém mais está tendo esse problema?

Zing 1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • Zing
        Zing Global moderator Translator @Douglas Ferreira last edited by

@douglas-ferreira Se o seu cartão de memória realmente for classe 10 (se não for pirata), você estando com um Rpi3+ não era para ter lentidão. Você alega que fez poucas modificações, nenhuma que deveria influenciar no desempenho pelo que você citou, mas você fez a instalação do zero, a partir da imagem oficial? Ou baixou uma imagem pronta, e modificou só isso? Você aproveitou algum tipo de arquivo de configuração de uma instalação anterior?
        Outra coisa, você está usando o tema padrão?

Se a minha resposta foi útil, por favor, dê um voto positivo, clicando na seta para cima logo abaixo da resposta, ao lado de "citar".
        If my answer was helpful, please give a positive feedback by clicking the up arrow below the answer, next to "quote".

Douglas Ferreira 1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira @Zing last edited by

@zing O cartão é original, já testei o Retropie com os dois cartões que usei e funcionaram muito bem. Na versão beta do Recalbox funciava bem também. O sistema carrega rápido e não há engasgos na interface ou no próprio jogo, só mesmo essa lentidão para carregar a ROM.

Fiz a instalação do zero, baixei a imagem do site oficial. Estou usando o tema padrão e não alterei qualquer arquivo de configuração. As poucas alterações foram feitas na própria interface do sistema.

Esqueci de informar que estou usando um controle bluetooth da 8bitdo, modelo SN30 GP.

Zing 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • Zing

@douglas-ferreira desculpe, mas ainda não ficou claro se você não está aproveitando um arquivo de configuração de uma versão anterior, sem querer. Você disse que testou a versão beta, como fez o backup dos seus arquivos? É só uma suposição, mas se você fez o backup da partição SHARE inteira, alguns arquivos de configuração da versão BETA ainda estariam ali, o que poderia ocasionar uma certa "incompatibilidade" que justificaria a lentidão.
            Claro que pode não ter nada a ver com isso, pode ser que a quantidade de sistemas/ROMs que você está usando seja muito grande, pode ser uma gamelist corrompida...
            Um teste útil, já que você possui outro cartão de memória, é nesse segundo cartão, fazer uma instalação limpa, e sem nenhuma modificação além da linguagem, copiar apenas uma ROM de cada sistema que você está tendo problema (SNES, MEGADRIVE E MAME, pelo que entendi), faça o teste assim, se no sistema sem nada e sem modificações funcionar, o problema é alguma configuração. Se não tiver melhora de desempenho, então não há muito o que se fazer...

Se a minha resposta foi útil, por favor, dê um voto positivo, clicando na seta para cima logo abaixo da resposta, ao lado de "citar".
            If my answer was helpful, please give a positive feedback by clicking the up arrow below the answer, next to "quote".

Douglas Ferreira 1 Reply Last reply Reply Quote 0
            • Douglas Ferreira
              Douglas Ferreira @Zing last edited by

@zing Não fiz backup e nem atualizei o sistema. Baixei a imagem da versão final e usei o Etcher para gravar o micro sd; é uma instalação nova. Testei a versão beta, mas ela não tem tem qualquer relação com a instalação atual. O cartão foi formatado antes de instalar a versão 6.0.

O sistema tem poucas ROMs instaladas, talvez uns 6 ou 7, apenas. Ele está com essa demora apenas na abertura dos jogos.

Já formatei e regravei a imagem várias vezes. Estou pensando que talvez seja algum problema com o bluetooth, já que uso um controle sem fio. Mas é algo meio estranho, pois o controle funciona normalmente nos jogos e na interface do SO.

Zing 2 Replies Last reply Reply Quote 0
              • Zing

@douglas-ferreira Entendi, mas é estranho, não estou conseguindo imaginar o que pode ser... Você está usando o Rpi conectado a TV pelo HDMI? Quais as dimensões/modelo da sua TV?
                Se você tiver um joystick com fio é fácil fazer o teste e descartar a possibilidade de ser ou não o bluetooth, acho que até mesmo um teclado USB serve só para testar.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
                • Zing

@douglas-ferreira acabei de ver um tópico em francês que se refere ao mesmo problema que você tem, e o sujeito achou a solução, usa o Google tradutor e da uma olhada:
                  https://forum.recalbox.com/topic/17927/pi-3-b-lancement-des-roms-très-long

• Douglas Ferreira

Consegui resolver! Fiz uma instalação nova no cartão e testei todas as configurações em que mexi. A cada alteração eu reiniciava o sistema e testava uma ROM para ver se haveria demora. Fiz todo o teste com o controle virtual disponível em ip:8080, pelo celular.

Quando fui parear o controle 8bitdo não consegui parear. Os controles SN30 GP da 8Bitdo têm quatro modos de pareamento. Esses modos são inicializados da seguinte forma:

• Pressiona se segura start + B se for para usar em um dispositivo Android. O Led pisca uma vez por ciclo para indicar que está no modo compatível com Android. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.

• Pressiona se segura start + X se for para usar em computador com Windows. O Led piscará 2 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.

• Pressiona se segura start + A se for para usar em computador com MacOS. O Led piscará 3 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.

• Pressiona se segura start + Y se for para usar no Nintendo Switch. O Led piscará 4 vezes por ciclo. Depois pressiona select por 3 segundos para iniciar o pareamento.

Antes eu vinha usando o modo compatível com Windows (Start + X) e o controle funcionava, mas apresentava aquela demora para carregar a ROM.

Por algum motivo, não consegui parear novo Windows nessa nova instalação. Tentei parear no modo Android (Start + B) e funcionou e agora as ROM abrem na hora, sem aquela demora toda para carregar.

Não tenho certeza se essa foi a causa, mas vou fazer novos testes com o outro cartão onde está o sistema em que havia a demora para verificar se é realmente isso e posto aqui.

Vou dar uma lida nesse post que você achou para ver se é o mesmo caso.

Muito obrigado.

fernandobruno 1 Reply Last reply Reply Quote 1
                    • Douglas Ferreira

Acabei de ler o tópico em francês que você postou. É exatamente a mesma solução que eu usei.

Estou aqui pensando que sendo o Android é um sistema Linux o modo Start + B é também compatível com o Recalbox, que também é Linux.

É algo estranho o controle interferir no carregamento da ROM, mas agora já está solucionado o mistério.

Muito obrigado pela ajuda.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                      • fernandobruno
                        fernandobruno @Douglas Ferreira last edited by

@douglas-ferreira Salvou, cara. Estava com esse problema com um joystick 8BitDo, agora está 100%!

• First post
                          Last post

Want to support us ?

78

99.6k
                        Users

28.1k
                        Topics

187.1k
                        Copyright © 2021 recalbox.com