Como aplicar bezel/overlay (borda)
-
Primeiramente bom dia, tarde ou noite pra quem está lendo meu post.
Comecei a brincadeira do Recalbox no Raspberry Pi a algumas semanas atras e estou gostando cada vez mais e mais. Estou sempre procurando melhorar minha retro station e descobri recentemente o tal do overlay (bordas no jogo). Ver exemplo aqui.
Porem, contudo, todavia, nao consegui achar um tutorial claro e especifico para o Recalbox de como instalar/configurar/aplicar as overlays.
Ainda fico um pouco confuso com todas as opcoes e terminologias, como por exemplo RetroArch, que acredito ser o (ou um dos) emuladores que ficam dentro do Recalbox.Enfim, gostaria de pedir um tutorial sobre como instalar e configurar overlays no sistema. Minha ideia é ter um overlay de imagem de TV para os consoles do tipo SNES, Mega Drive, Master System, PS1, N64, etc, e se possivel overlay diferenciado para os Gameboys e NeoGeo (no caso, Libretro). É possivel fazer isso que tenho em mente ou nao?
E, pra finalizar, gostaria tambem de aplicar shaders (esse eu mais ou menos sei fazer :)) pra deixar a imagem com um aspecto mais 'CRT' na imagem...
Enfim, se alguem conseguir me explicar e ajudar como fazer isso do overlay, me disponho a escrever um tutorial com screenshots de passo a passo pra ajudar os proximos com a mesma duvida. Posso fazer o tutorial em ambos ingles e portugues.
Obrigado desde ja,
Xamineh -
@Xamineh tem esse tutorial http://www.open-consoles-news.com/2015/07/recalbox-tuto-explications-des-overlays.html
No site você tem as indicações de como fazer, testei no meu, porém não deixei para salvar as alterações feitas após sair do jogo, fiz somente para testar com o Galaga com tela invertida e o PACMAN e ficou muito legal, mas como não tem implementação ainda, acredito que só na v.4.1., faça backup antes para não perder a configuração que você usa.
Depois posto a foto de como ficou
-
@DAM Opa, valeu!
Sabe quando sai a versao 4.1? Se eles estao implementando isso, posso aguardar! -
@Xamineh Sem prazo ainda, vai depender das implementações que estão sendo feitas, sem falar que o pessoal merece uma doação para manter o projeto que pode ser acompanhado em https://github.com/recalbox/recalbox-os/milestones .
Tem a página do projeto e lá tem informações de como fazer o download das versões instáveis para testes:
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Releases-(EN)
abs
-
@Xamineh , como te falei segue a tela com overlay que testei em casa, com o jogo enduro do Atari, mas serve para outros consoles também, basta configurar direito que fica o visual bem legal. Eu uso só eventualmente, não salvo as configurações após sair do jogo, prefiro jogar tela cheia sem overlay, mas para uma festa retrô em casa é bem legal jogar com os amigos.
-
I'll answer in english as i dont speak spanish. The use of overlays is made easier in 4.1, which is not yet available.
-
Hi @subs , we speak in Portuguese, look likes spanish, but diferent
I used this overlay in Retroarch config, but i don't save the configs, because maybe will crash my configuration.
While not ready to v4.1, I'll use this option on retroarch, of course not a friendly use, but for my fun it is sufficient.
Logically if the function is native on ES menu it's awesome to play a game like an 80's arcade machine whit friendly interface.
Conglatulation for a great job with Recalbox -
@DAM Cara, ficou show de bola essa overlay! Rola voce fazer um tutorialzinho de como aplicar ela? Onde baixar, como instalar/ativar e salvar?
-
Pessoal, ressucitando o tópico.
A 4.1 já saiu e estou tentando pôr overlays por sistema (não por jogo), mas mesmo seguindo o tutorial oficial eu não obtive sucesso. Eu crio a pasta overlays, ponho os arquivos .png e .cfg, sigo o passo-a-passo para configurar no menu do emulador e mesmo assim nada. Alguém conhece um tutorial melhor? -
Eu consegui fazer seguindo o tutorial: systemname.cfg na pasta do retroarch, o name.cfg e name.png dentro da pasta "overlays" -- que pelo q entendi é só uma pasta e pode ter qualquer nome desde q tenha o caminho apontado corretamente.
Eu uso o FBA LibRetro, não tentei com MAME, e funcionou perfeito, só q fica só aquilo, sem ter opção de tirar ou modificar o tamanho da tela.
O que não consegui foi fazer por jogo do jeito q ensinaram. Mas deve ser prq só serve p MAME, aí fiz de outra forma: salvei as preferências do jogo no retroarch e depois editei o romname.cfg q foi criado na pasta do core q estava usando -- não lembro o caminho de cabeça agora. -- Apaguei o que tinha dentro e botei o mesmo código q botei no systemname.cfg, com caminho apontando p onde ficam as overlays e deu certo do mesmo jeito.