Tamanho da tela
-
@paradadf Tentarei essa opção. Você tinha esse problema e deu certo?
@PumpKHeaD Ontem, depois que abri o tópico, deu uma fuçada no retroarch... infelizmente no aspect ratio a coisa não melhora, pois em tese já está no 4:3 que eu queria... teve uma outra opção que mudei (não lembro o nome, de "no" para "yes", logo abaixo do aspect ratio) que deu uma melhorada boa.
Tentei no Final Burn Alpha também, mas não salvou a opção após sair do jogo.
Enfim, vou fazer mais umas tentativas aqui. Resolvendo, já coloco as opções usadas.
Abraço a todos.
-
@RodsBrito Quando eu uso Recalbox em uma televisão diferente, geralmente eu tenho que fazer overscan para que a imagem se encaixa o tamanho da tela. Às vezes, basta pressionar o botão P. SIZE e a imagem se ajusta automaticamente.
-
@paradadf Realmente o overscan acaba sendo a melhor opção. Não se ajusta perfeitamente na minha TV mas ao menos não corta a tela. Da minha parte, tópico resolvido.
PS.: Qual é esse botão P. SIZE?
-
-
@paradadf kkkkkkkkkkk achei que era uma função do recalbox. Na Philips esse botão nem nome tem... é apenas uma figura.
-
@RodsBrito o encontrou e funcionou?
-
@paradadf Sim já tinha usado... ajuda, mas não resolve 100%. Mas já está de bom tamanho, o importante é não cortar partes da tela.
-
Comigo, a config até q fica correta, uma borda preta (pqna até) na maioria dos emuladores, porem apenas no Playstation q a imagem do jogo fica bem menor q os outros, (a borda no caso, eh quase metade ta TV)... essa funcao dita acima, Aspect Ratio, tá onde? se for uma q eu to pensando, ja coloquei em 10x e nao mudou nada...
-
@Igor-Luiz-Ali Curioso Igor, aqui a grande maioria cortava um pouco em cima e embaixo e o PSX ficava perfeito. Tente usar o overscan (configurações de interface do usuário). Comigo funcionou bem.
reply
-
@RodsBrito Nao q incomode, mas acabei fazendo arquivos de config separados (pelo Hotkey + X) e settando PSX em 16:10, o resto em 16:9 ou Auto... acabou ficando otimo e com uma borda preta aceitavel....
mas eu vi q varios usuarios conseguem de fato, com que tudo fique "full full msm"... vamos ver na 4.1 se isso resolve ou facilita..
-
Essa questão de configurar pelo RetroArch é interessante. Já fiz isso no meu também, porém percebi, no meu caso, que a forma de ficar full screen está ligada ao tipo de televisor.
Por exemplo eu tenho uma Phillips (42" mais velha) que ajusto para 16:9 tanto no RecalBox quanto na TV e o jogo fica em Full Screen.
Já em uma Samsung, mais nova, tenho de ir nas opções de imagem da TV e selecionar "modo ampliado" para poder ficar em tela cheia, se deixo em 16:9 não resolve e as outras opções que ela tem tipo "smart view1" e "smart view2", ficam bem pequenas, como se fosse uma televisor de 20" de tubo.
Desta forma, depende do tipo de TV que você irá usar ficará melhor ajustar pelo RecalBox ou pelo Televisor, ou ainda em ambos para uma melhor resolução. Você pode testar todas as opções no menu do RetroArch (Hotkey+B), em que se pode ajustar bastante a imagem para até excluir essa borda preta que você menciona.
-
O único problema que tive até agora deixando o overscan ligado foi com o Nintendo 64. Embora ele mantenha a proporção da tela, o tamanho geral ficou relativamente pequeno, com boas sobras em todos os cantos.
Alguma dica para configuração específica da tela do N64?
-
@donizete eu jogo num Benq 27" e numa Samsung 60"... nas 2, as bordas sao inevitaveis.. mas nem acho ruim mais, até ja acostumei...
-
@igor-luiz-ali said in Tamanho da tela:
@donizete eu jogo num Benq 27" e numa Samsung 60"... nas 2, as bordas sao inevitaveis.. mas nem acho ruim mais, até ja acostumei...
Olá pessoal, aqui no meu Recalbox apenas o neo geo fica cortado, eu tentei configurar de toda forma que vocês falaram menos o retroarch pois não acessa ele quando entro no jogo!!!
-
@mrkarate no controle remoto da sua tv, deve ter um botão chamado psize ao invés de deixar em 16:9 coloque como ajustar a tela.
-
A melhor solução que encontrei é você por o tamanho da resolução em 16:9 e desativar o "Pixel Perfeito", e vualá, funciona perfeitamente.
Espero ter ajudado.
-
Olá, boa tarde
Tenho o mesmo problema e me registrei contando com uma solução.A minha tela fica cortada na parte horizontal, quando altero no retroarch 4:3 funciona bem, mais quando tento salvar fala que não é possível salvar.
Jogo perfeitamente em tela cheia, porém quando fecho o jogo e abro novamente volta para 16:9.Tem como eu alterar diretamente no arquivo do retroarch .cfg para ficar sempre 4:3?
Se eu alterar o arquivo diretamente que fica na pasta retroarch . Cfg na linha aspectos ration o que que eu coloco pra ficar sempre 4:3?
-
Pessoal, não necessariamente o problema está na configuração da TV ou em "Formato de Tela, que se encontra em opções de jogos.
Vocês podem fazer o seguinte:
Caso estejam utilizando HDMI, a resolução tem que ser no mínimo HD para que não corte, independentemente se o aspecto é 16:9, 4:3 etc.
Se estiverem utilizando cabo RCA, certamente cortará a tela em TVs novas.Para as 2 situações vocês podem acessar o menu com o "start", "opções de interface", "configuração do tema". Feito isso, na opção TEMA DA VISUALIZACAO DE SISTEMAS coloque 3-CRT and tiny screen. E na opção TEMA DA VISUALIZACAO DE LISTA DE JOGOS coloque 6-CRT-small screen.
Pronto! Só atualizar que estará ajustado a tela.
Abs.