Gerenciamento de memória RAM V7.2.2 em Pi4
-
Comparando as versões do Batocera 30/31 nas Raspberry Pi3 x Raspberry Pi4 1Gb RAM, percebi que na Pi3 a memória RAM parece ser melhor administrada.
Abri jogos de diversas plataformas e o sistema continua fluido na Pi3.
Quando uso a Pi4 ao sair dos emuladores a memoria RAM não é liberada totalmente, então chega o congelamento do sistema. Retirei vários recursos gráficos do tema como imagens e vídeos e isso só adia o congelamento.
Então chegou o momento avaliar o Recalbox 7.2.2 e o mesmo acontece.
Usei controle GPio/USB.
Desabilitando recursos visuais do tema/Scrape - Música, images e vídeos dos jogos. Isso faz o SO ter mais memória disponível no inicio e apenas adia o travamento.
Testei em Pi4 de 1GB instalando sistema em Cartões Sandisk Ultra 16Gb, Sandisk Ultra 32Gb, Samsung EVO 128 GB.
Monitorei por htop usando PuTTy na LAN.Esse fenômeno parece estar relacionado com garbage collector.
Alguém percebeu isso?
Obs: Postei essa questão também no fórum do Batocera já que ele partilha desse mesmo problema. -
Obs: Postei essa questão também no fórum do Batocera já que ele partilha desse mesmo problema.
Preciso deixar claro que Recalbox e Batocera são sistemas diferentes, com equipes diferentes, e fóruns diferentes. O Batocera é baseado no código do Recalbox, porque o Recalbox é um sistema open-source e qualquer um pode utilizar o código, essa é a única coisa em comum, a equipe do Recalbox não tem nenhuma relação com a outra equipe, e este fórum é exclusivamente para o Recalbox.
Desabilitando recursos visuais do tema/Scrape - Música, images e vídeos dos jogos. Isso faz o SO ter mais memória disponível no inicio e apenas adia o travamento.
Se você usar o tema padrão, e não estiver se referindo aos emuladores mais pesados cujo desempenho é limitado pela CPU do RPi, isso não deveria acontecer.
Raspberry Pi4 1Gb RAM, percebi que na Pi3 a memória RAM
O ideal é usar um Rpi4 de 2gb de RAM, com isso você não pode ter nenhum problema com RAM, mas, é desnecessário usar um RPi4 de 8gb de RAM por exemplo, pois RAM não é o limitador - a CPU sim.
Veja esse vídeo (ative as legendas):
Cartões Sandisk Ultra 16Gb, Sandisk Ultra 32Gb, Samsung EVO 128 GB.
O Recomendado é utilizar um cartão de classe 10 original para o sistema, e usar um dispositivo externo para armazenar as ROMS/BIOS/etc.
Veja esse vídeo (ative as legendas):
Esse fenômeno parece estar relacionado com garbage collector.
Alguém percebeu isso?Desculpe, mas acho que se você está querendo uma opinião mais técnica, será difícil conseguir por aqui, recomendo que você use o Discord (não há uma parte destinada a falar em português, mas há maior visualização dos desenvolvedores, especialmente na parte em Francês, já que a equipe é francesa) :
https://discord.com/invite/NbQFbGMOu, abrir um issue descrevendo (em inglês) o que você acha estar errado NO RECALBOX (sem comparar com outros sistemas por favor):
https://gitlab.com/recalbox/recalbox/-/issues -
Olá meu caro, boa noite!
Usei o tema padrão e os sistemas testados foram os de Atari, NES, SNES, Sega Master e Mega Drive, pois sei que o N64 é mais exigente.
Eu quis explicitar isso pois acreditava que poderíamos expor aqui problemas mais técnicos, pois uso o Recalbox desde 2017, apesar de não ser ativo no Fórum.
O problema em questão é que a a memória vai sendo preenchida a medida que abrimos e fechamos jogos. Se fizermos isso várias vezes o problema vai ocorrer, nas Pi4 de 2GB e talvez de 4GB a diferença será o tempo que vai ocorrer (caso o usuário jogue 1 a 3 jogos não vai presenciar).
Os cartões são classe 10, quis explicar o mais detalhado possível, pois de início achei que o erro poderia estar no cartão.
Como mencionei anteriormente, o bug foi comprovado monitorando via LAN usando conexão no Putty e comando htop.
Achei interessante informar para ver se outras pessoas que usaram e/ou usam uma Pi4 nessa configuração estão passando por isso.
Eu ia pegar uma Pi4 de 2GB, mas fiquei receoso e vou pegar uma de 8GB para testar esse bug novamente.
Agradeço os conselhos e deixando claro que não quis comparar os sistemas de modo a desmerecer nenhum, apenas por notar o mesmo problema em ambos e acreditar que relatando com detalhes o bug poderei contribuir a melhoria de ambos. -
Eu quis explicitar isso pois acreditava que poderíamos expor aqui problemas mais técnicos,
Não é que você não possa, mas a equipe de desenvolvedores é toda francesa, e só se comunicam em francês ou inglês, raramente em outro idioma porque não dominam.
A parte em português não possui muitos usuários ativos com conhecimento técnico avançado, eu mesmo não sou um desenvolvedor, por isso que lhe recomendei os outros canais para isso, a chance de você ter um retorno de nível técnico é maior. -