Emulador do console desaparece quando coloco a Rom
-
Instalei o recalbox 7.1.1 no raspberry pi 1 b+ e ao adicionar uma rom e reiniciar o recalbox, o console simplesmente desaparece do menu.
Não estou apagamento nenhum arquivo da pasta share/roms, apenas copiando a rom dentro da pasta do console.
Fiz o teste com o snes e o gba e os dois desaparecem.
Alguem ja teve este problema e pode me ajudar?
-
@rcoelho_6 Tente atualizar suas gamelists, recomendo que use um software externo como Skraper ou ARRM:
-
eu também preciso de ajuda ...
-
@MuriloFene É o mesmo problema?
Em caso positivo, siga as mesmas instruções.
Em caso negativo, abra outro tópico informando o problema, o hardware, a versão do Recalbox, o que você fez até agora, enfim, o máximo de informações possíveis, senão não tem como te ajudar. -
@Zing Então, usei o Screen Skraper para atualizar a gamelist e o emulador de snes não voltou. Parece que ele simplesmente foi apagado, não sei mais o que fazer.
Se tiver alguma outra solução, eu agradeço.
-
@rcoelho_6 Preciso de mais informações para poder te ajudar:
Você mesmo montou seu Recalbox, ou baixou uma imagem pronta da internet, ou, comprou tudo pronto?
Qual o seu cartão SD? O Recomendado é que seja um original, de qualidade, no mínimo classe 10.
Qual o formato da ROM? Se você está tentando adicionar uma ROM em formato .rar, nenhum emulador lê, por exemplo, em .zip nem todos conseguem ler (SNES consegue). O arquivo dento do .zip tem que estar em um formato que o emulador reconheça (e, sozinho).
É a primeira vez que você instala o Sistema Recalbox e já não funcionou, ou funcionava antes e você alterou algo e então parou de funcionar?
Você consegue tentar descrever de que forma você está tentando adicionar a ROM? -
@Zing
Então, Zing. O microsd que uso é o Sandisk Extreme u3 de 512gb e acredito que seja original sim (ele funciona bem para armazenar arquivos pelo menos).
Sobre o formato das ROMs é no .zip e dentro tem o arquivo .smc.
A instalação deste Recalbox sou mesmo que estou fazendo e é a primeira instalação. na verdade tentei reinstalar eles algumas vezes já. Antes eu tinha um RetroPI.Eu adicionei as ROMs copiando do meu PC e colando na pasta \192.168.0.46\share\roms\snes.
Antes de copiar as ROMs o emulador do snes aparece normal, mas depois que copio elas e reinicio o RecalBox, ele desaparece. Isso acontece toda vez que reinstalo o RecalBox.
Antes de copiar eu usei o Skrapper para gerar as midias e o arquivo gamelist.xml.Hoje eu tenho um Raspberry antigo (modelo 1 B+) e instalei o RecalBox usando o Raspberry PI Imager (mas tentei instalar o arquivo baixo direto do site deles e tive o mesmo problema).
Não sei mais o que preciso explicar, mas o mesmo problema ocorreu quando tentei copiar os arquivo do Gameboy Color.
-
512gb
Olha, não é muito recomendado um cartão SD de capacidade tão grande, mas não posso afirmar que é isso.
Sobre o formato das ROMs é no .zip e dentro tem o arquivo .smc
Então descartamos essa possibilidade, porque está certo.
Antes de copiar as ROMs o emulador do snes aparece normal, mas depois que copio elas e reinicio o RecalBox, ele desaparece. Isso acontece toda vez que reinstalo o RecalBox.
Antes de copiar eu usei o Skrapper para gerar as midias e o arquivo gamelist.xml.Só pra deixar claro, você já tentou adicionar uma ROM sem fazer o Scrape primeiro então?
Se não, transfere uma ROM para teste, só a ROM, e veja o que acontece.Isso acontece toda vez que reinstalo o RecalBox.
Você consegue ver o tamanho da partição SHARE antes e depois de você transferir uma ROM?
Você consegue ver no Recalbox antes e depois de transferir uma ROM, qual o tipo de armazenamento externo selecionado?
Você tem um outro cartão SD para testar? Ou, tem um pendrive, e, consegue colocar ele no Rpi e escolher ele como armazenamento externo, e testar?Quando você transfere a ROM, e reinicia, as outras configurações permanecem? Exemplo: Acabando de instalar o Recalbox, mudando o idioma para português, adicionando uma ROM e reiniciando, o Recalbox continua em Português? Se não, o problema está na partição SHARE como um todo, não na ROM nem na transferência em si.
Alias, nos seus testes, já que você já reinstalou mais de uma vez, você já tentou não alterar nenhuma configuração e, a primeira coisa a testar ser transferir 1 ROM? Se você copiar seus arquivos antes, pode ser algum arquivo de configuração que você está copiando, se você modificar algo antes, pode ser algum conflito, temos que tentar descartar todas as hipóteses...
-
@rcoelho_6 Ahh, mais uma dúvida:
Qual o nome da ROM que você está tentando transferir? Tente com uma ROM com o Nome mais simples possível, sem pontos, sem espaços duplos, sem acentos, sem caracteres especiais (mesmo o nome dentro do .zip). -
Só pra deixar claro, você já tentou adicionar uma ROM sem fazer o Scrape primeiro então?
Se não, transfere uma ROM para teste, só a ROM, e veja o que acontece.Sim tentei e o problema ocorreu. Tentei apenas copiar uma ROM.
Você consegue ver o tamanho da partição SHARE antes e depois de você transferir uma ROM?
Você consegue ver no Recalbox antes e depois de transferir uma ROM, qual o tipo de armazenamento externo selecionado?
Você tem um outro cartão SD para testar? Ou, tem um pendrive, e, consegue colocar ele no Rpi e escolher ele como armazenamento externo, e testar?Tenho um pendrive e posso tentar testar usando ele (vi que tem como usar as ROMs separadas do sd). Mas já estou procurando um segundo sd para comprar de qualquer jeito.
Quando você transfere a ROM, e reinicia, as outras configurações permanecem? Exemplo: Acabando de instalar o Recalbox, mudando o idioma para português, adicionando uma ROM e reiniciando, o Recalbox continua em Português? Se não, o problema está na partição SHARE como um todo, não na ROM nem na transferência em si.
Sim elas continuam, apenas some o "Super Nintendo Entertainment System" que some do menu.
Mas como vi que tem como usar as ROMs externas, vou tentar fazer isso e ver se o erro não ocorre.Alias, nos seus testes, já que você já reinstalou mais de uma vez, você já tentou não alterar nenhuma configuração e, a primeira coisa a testar ser transferir 1 ROM? Se você copiar seus arquivos antes, pode ser algum arquivo de configuração que você está copiando, se você modificar algo antes, pode ser algum conflito, temos que tentar descartar todas as hipóteses...
Sim testei apenas uma ROM e o mesmo erro ocorreu.
Vou tentar fazer isso:
https://www.reddit.com/r/recalbox/comments/5ptve1/storing_roms_on_external_hard_drive_to_use_with/@Zing, Assim que fiz, que testar isso eu aviso se funcinou. Também vou pegar um sd diferente e se funcionar aviso aqui.
@MuriloFene Se o skrapper não funcionar para voce também, acredito que seja uma bota também tentar testar em outro sd.
Att.