Problema com a inicialização no Odroid XU4
-
Pessoal humildemente pessoa o auxílio de vocês, estou tendo o seguinte problema na inicialização do recalbox no odroid xu4: instalo o recalbox no cartão micro sd com o balena e fica tudo ok, coloco no odroid ele inicia sem problema algum, porém quando eu faço qualquer alteração no sistema seja o que for qualquer alteração tipo: alterar o idioma ou colocar algum jogo ou tirar algum jogo ou mudar o armazenamento para um pendrive seja qualquer alteração, ele se comporta da seguinte maneira: ao reiniciar ou desligar e ligar o sistema assim que chega na tela que passa alguns slogans e vem a tela mostrando a logo do recalbox e do emulation station ele reinicia ou às vezes durante a exibição dos slogans ele reinicia e fica nesse loop sem parar às vezes de tanto eu deixar ele acaba entrando no sistema mais na maioria das vezes não ficando num loop de restart, isso só ocorre no recalbox testei vários sistemas (lakka, retropie, batocera, ubuntu, debian, etc e tal) e todos funcionam normalmente a inicialização após reiniciar desligar ou resetar, esse problema só ocorre no recalbox, detalhe o sistema que mais me agradou foi o recalbox e foi o único que me deu problema, se puderem me ajudar eu desde já agradeço a atenção!
-
@VrilDOX
Comportamentos estranhos desse tipo acontecem geralmente por alguns motivos:- Imagem corrompida (baixar a imagem novamente resolve o problema)
- Erro aleatório na gravação (gravar a imagem novamente geralmente resolve o problema, outra possibilidade é usar outro programa para gravação: Raspberry Pi Imager é o mais recomendado hoje, mas o Rufus também é comumente usado)
- Cartão SD defeituoso/de baixa qualidade: O recomendado são cartões SD originais , de classe 10 (usar um cartão SD original de classe 10 resolve o problema) OBS.: O recomendado é utilizar um cartão SD de pequena capacidade para o sistema, e colocar as ROMS em um armazenamento externo, como pendrive ou HD externo.
Há outras situações que deve-se levar em conta:
- Instale a última versão oficial, diretamente do site do Recalbox, siga os procedimentos de gravação recomendados: https://download.recalbox.com/pt/
- Não use imagens prontas baixadas da internet: são ilegais, e é impossível saber que modificações foram feitas, o fórum não dá suporte a elas, e a maioria dos usuários com problemas são justamente os que usam esse tipo de imagem.
- Não aproveite overlays/arquivos de configuração/temas/gamelists das versões anteriores: atualize tudo. Se você possui um backup de uma versão anterior, copie somente as pastas: ROMS, BIOS, e SAVES, e, atualize as gamelists com o Skraper ou ARRM.
- Veja esse tutorial em vídeo para entender melhor sobre esse processo de backup/atualização.
Você diz que o sistema inicia sem problemas na primeira vez, mas, você verificou se o sistema está conseguindo criar a partição SHARE corretamente? Já vi vários usuários não esperarem o primeiro boot até o final por achar que o sistema travou, mas ele é o mais demorado pois é nesse momento que o sistema cria a partição SHARE, então, tem que esperar até o final.
Você está desligando o sistema corretamente? No menu principal possui a opção de sair/desligar o sistema corretamente, quando você apenas corta a energia (só tira da tomada), você está fazendo errado: tem grandes chances do sistema de arquivos corromper (caso isso aconteça, uma possibilidade é recuperar o cartão SD no Windows, com a ajuda de um adaptador USB, mas, não é 100% garantido - as vezes é necessário reinstalar o sistema).
Leve em consideração todas as informações acima, e faça alguns testes:
- Se possível, teste com outro cartão SD (de preferência, de baixa capacidade, 4gb/8gb é o suficiente, quanto menor, mais rápido o primeiro boot, e é melhor para testes)
- Instale a última versão oficial, seguindo o procedimento recomendado (Raspberry Pi Imager)
- Inicie o sistema e espere o primeiro boot até o final
- Teste rapidamente um ou dois jogos que vem com o sistema
- Abra o menu principal e desligue o sistema corretamente (como se faz no Windows, espere o sistema desligar para cortar a energia / tirar da tomada)
Você não fez nenhuma alteração no processo acima, isso é intencional, é um teste para garantir que o problema acontece só quando é feito uma alteração, ou se o problema já existe.
Ligue seu Odroid XU4 e verifique se ele ainda inicia normalmente:
- Em caso negativo - Seu problema deve ser um dos primeiros 3 tópicos que citei -> Imagem corrompida, erro na gravação, ou cartão SD (mais provavelmente esse último).
- Em caso positivo, você precisa descobrir que tipo de alteração está corrompendo o sistema, para isso, precisa fazer mais testes.
Para testar a partir daqui:
- Altere somente o idioma
- Teste rapidamente um ou dois jogos que vem com o sistema
- Abra o menu principal e desligue o sistema corretamente (como se faz no Windows, espere o sistema desligar para cortar a energia / tirar da tomada)
- Ligue novamente e veja o que acontece
Se iniciar normalmente, seu problema não está em qualquer alteração, você vai precisar descobrir onde exatamente está acontecendo o problema, a partir daqui posso supor que:
- Ou você está aproveitando algum arquivo de configuração antigo/defeituoso
- Ou você está usando um tema inadequado/desatualizado
- Ou você está fazendo alguma configuração mais avançada e está fazendo algo errado
Para descobrir onde exatamente está acontecendo o problema, você precisa testar uma modificação de cada vez, desligar o sistema e iniciar novamente, é mais demorado, mas é a única forma de isolar as alterações, e garantir que vai descobrir a ocasião exata em que o sistema corrompe.
-
@Zing valeu zing pela sua atenção!
vamos lá:
1 - já fiz vários downloads de diversas imagens inclusive teste várias versões tipo a 4 a 6 e a 7 então não é problema de imagem corrompida;
2 - eu usei o balena e um outro q esqueci o nome agora, contudo nenhum informou algum erro e todas as imagens que gravo sendo qualquer plataforma uso o balena e nenhum eu tive qualquer problema e inclusive como eu disse isso ocorre após qualquer alteração se eu não fizer alteração alguma ele continua iniciando normalmente independente do número de vezes que eu o ligue ou o reinicializa, prometo que vou baixar e testar agora mesmo gravar uma imagem do zero com o raspberry pi imager e com o rufus;
3 - testei com diversos cartões de diversas marcas tamanhos e classes diferentes e todos a mesma coisa (samsung, kodak, sandisk, kingston, etc e tal);
4 - sempre baixo no caso da atual diretamente do recalbox;
5 - tanto a imagem oficial quanto a prontas todas se comportam do mesmo jeito;
6 - tudo do zero;
7 - tudo do zero, nada de back up ou atualização;
8 - sim partição share criada corretamante, primeiro boot tudo ok, segundo boot tudo ok e quantos boots fizer fica ok, só ocorre quando faço qualquer modificação que seja;
9 - sim desligando e reiniciando através do sistema;
(Para testar a partir daqui:)10 - assim que faço qualquer alteração ele apresenta o problema, não importando o que seja modificado;
11 - já testei os jogos que vem no sistema e funcionam normalmente sem problemas se eu testar eles antes de qualquer mudança;
-
@Zing e como disse o estranho é acontecer apenas com o recalbox, vi alguns problemas que ocorrem com algumas pessoas e um deles é o problema de tela preta na inicialização não é o meu caso, contudo, testei a solução para alguns casos desses e não resolveu o meu, só fiz o teste mesmo sei que são problemas diferentes hehehe
-
@VrilDOX Não tenho um Odroid XU4 então não tenho como reproduzir o problema, logo, não tenho como testar na prática.
De todos os sistemas que você testou, o batocera é o mais próximo do Recalbox (ele é baseado no Recalbox), mas, nenhum sistema é igual ao outro (se fosse, não teria sentido ter mais de um), então o fato de outro sistema funcionar não significa obrigatoriamente que vai funcionar com o Recalbox (embora, nesse caso, o Recalbox é compatível com o Odroid XU4 e deveria funcionar).
Com todas essas informações, vamos considerar a partir daqui algumas coisas como certas (apesar de que você já percebeu isso, vou listar apenas para registro caso alguém tenha o mesmo problema no futuro):
- Você está gravando a imagem corretamente
- Você baixou a imagem compatível com a sua placa
- A imagem não está corrompida
- O problema não está especificamente no cartão SD
- Você não está usando arquivos de configurações antigos
- Seu problema não está nas gamelists, nem no tema
- A partição SHARE foi criada corretamente
- Você está desligando corretamente
Infelizmente, só descobrimos o que não é, continuamos com o problema inicial: Algo está corrompendo os dados do sistema, o sistema não está conseguindo gravar as alterações (indiferente de quais sejam).
Há poucos usuários de Odroid XU4 (a maioria usa Raspberry Pi, em segundo lugar estão os usuários de PC), então a informação é um pouco limitada...
Pesquisando no fórum, os únicos tópicos relativamente parecidos com o seu problema são (em francês, use o google tradutor):
- https://forum.recalbox.com/topic/22217/recalbox-7-x-sur-emmc-pour-odroid-ux4 (Resumindo: O usuário não conseguia fazer a instalação no Emmc funcionar, descobriu que o problema era a TV, mais especificamente que ele não pode usar a saída HDMI ARC/CEC, mas conectar no HDMI normal resolveu, em outras telas funcionava)
- https://forum.recalbox.com/topic/21915/odroid-xu4-sur-recalbox-7-0-1-crash-réguliers-dans-es-et-corruption-de-recalbox-conf (O sistema corrompia, e não há informação se foi resolvido, mas a última informação e de um usuário afirmando que tinha um problema na fonte de alimentação, que 4A não eram o suficiente e que havia encomendado uma fonte de 6A)
Se possível, teste novamente usando um pendrive como armazenamento externo, para saber se corromperá mesmo com a partição SHARE separada das partições principais.
Você já tentou instalar o Recalbox no Emmc do Odroid XU4? Pelo que vi na parte em Francês do fórum é uma prática comum, seria interessante testar.
-
@Zing cara muito obrigado pela sua atenção!
graças a uma dica sua consegui um norte e encontrei a solução, na última resposta que vc me deu vc me indicou um caso de um francês que teve problema com a amperagem (O sistema corrompia, e não há informação se foi resolvido, mas a última informação e de um usuário afirmando que tinha um problema na fonte de alimentação, que 4A não eram o suficiente e que havia encomendado uma fonte de 6A) não cheguei a ler o caso não contudo achei q fosse possível estar ocorrendo comigo o mesmo porém não a minha fonte são de 5A e quando solicitada ela fornece normalmente os 5A, contudo, resolvi investigar tb a tensão a minha fonte são 5V e 5A e ela tb estava fornecendo os 5V porém não quando eu utilizava o recalbox não sei pq e somente no meu caso ocorre no recalbox quando eu altero qualquer coisa no sistema ele de forma anômala durante a inicialização a tensão na placa baixa para 4.9V fazendo com q a mesma não tenha tensão suficiente para estartar causando assim o loop de restart na inicialização, não sei explicar o que causa isto por sorte a minha fonte ela tem ajuste então eu ajustei a tensão de envio para 5.14V e não ocorreu mais o problema na inicialização pois agora quando ele baixa a tensão na inicialização no recalbox a tensão cai para 5.04 ou seja tensão suficiente para estartar e manter o funcionamento da mesma, testei com outras fontes e o problema ocorre com todas que eu testei, não sei o q causa esta anomalia por isso só ocorre no recalbox e quando eu faço alguma alteração no mesmo, isso não ocorre em nenhum outro sistema, fica a dica aí pra galera se tiverem o mesmo problema que eu e caso algum desenvolvedor ou alguém que queira sugerir a algum dev a averiguação do pq isso aconteceu, valeu zing aí pela sua atenção e um forte abraço!