Recalbox 6.1.1 - Dualshock 4 Generico - Problema de Pareamento
-
Vamos lá, do inicio.
Recalbox 6.1.1 (Instalação Oficial Limpa)
Raspberry pi 3 + Fonte 5v3A + SD Ultra 64gb 80mb/s Sandisk
Dualshock 4 Knup - Modelo 4128 >>KNUP 4128 - Foto
Dongle USB Bluetooth CSR 4.0 (Acredito que seja genérico) Foto Dongle CSRSai da 4.1.8 porque queria testar as coisas novas 6.1.1. Na 4.1 tudo funciona perfeitamente. O Dongle CSR 4.0 se mantem ligado na Raspberry Pi3 e o controle da Knup se conecta normalmente, inclusive após desligamento a conexão pós boot é extremamente rápida, não sendo necessario eu entrar no menu do recalbox para procurar pelo controle novamente.
6.1.1
Aqui os problemas começam:
1: O Dongle USB inicia com a Rasp mas depois de algum momento ele desliga sozinho.
2: O Recalbox 6.1.1 demora muuuuito para fazer o pareamento do controle, demora tanto que as vezes o controle desliga durante o pareamento.
3: Com o KNUP4128 pareado consigo jogar normalmente, mas caso ele desligue começam os problemas novamente, ele não tem tanta facilidade para reconectar fazendo uso dos botões padrão do Dualshock4 (Options+botão PS), sendo necessário que eu esqueça o controle nas configurações e tente novamente do zero.Testando os comandos do Manual do Recalbox via Putty
iniciando normalmente como root eu habilito o bluetoothctl com o devido comando indicado para checar os dispositvos conectados de forma Wireless... Lá eu vejo meu controle (O que é otimo).
Tentei fazer o comando power on mas não é efetivo, o controle liga e desliga durante as verificações e acaba não terminando os outros dois comandos (pair e trust).
Do problema
Meu controle não conecta facilmente, quando conecta não salva as configurações para a próxima jogatina. O que posso fazer para manter as configurações ? Precisarei de outro Dongle USB Bluetooth para manter meu controle conectado ?
Teste Inicial - Recalbox 6.1.1
Reforço - KNUP 4128 Conectado - 6.1.1
Esses são alguns videos que fiz enquanto tentava salvar as configurações.
-
@Demetrius01 Aparentemente é algum tipo de incompatibilidade, pois, vejo que você está seguindo os passos do tutorial (https://recalbox.gitbook.io/tutorials/v/portugues/controles/configuracao-teste/conectar-manualmente-um-controle-bluetooth) e não está tendo sucesso nem dessa forma, e manualmente deveria conectar.
Possivelmente um dongle USB resolverá, mas, não consigo garantir isso, não sei se há como garantir sem testar...
O Recalbox 7.0 está para ser lançado em breve, com muitas modificações e diversas melhorias, se você puder esperar, talvez esse problema não aconteça na próxima versão, acho que vale a pena esperar e testar, para então, caso a atualização não resolva, adquirir um novo dongle.
-
Olá Zing, obrigado pela resposta. Sim, eu vi que o 7.0 vai ser lançado no mês que vem.
Tambem descobri (isso olhando no computador) que meu Dongle CSR 4.0 utiliza o modo HCI para conexão e não é mais suportado nas versões mais novas, o jeito é comprar um novo. Agora não vale mais a pena testar. realmente vou aguardar a 7.0 para comprar um Dongle Novo, ou talvez até mesmo o suporte ao Modo HCI voltar (quem sabe?)...
Bom, muito obrigado pela atenção.
-
Olá a todos do fórum...Não me dei por vencido e testei novamente uma instalação limpa do 6.1.1 e agora o controle funcionou. Diferentemente de como conectava na 4.1.8 a 6.1.1 não usa o Botão Option+PS. Somente o Botão PS é usado para parear o Dualshock 4 da Knup - Modelo 4128.
Ainda farei mais testes. O Bluetooth USB Dongle CSR 4.0 Genérico continua não funcionando. Como segue o manual de compatibilidade de produtos.