And a new perfect integration
tradução de @rastaware
Há muito tempo que não pegamos na nossa melhor caneta para lhe dar algumas novidades sobre a próxima versão da Recalbox!
Parece que nada, a 6.1.1 começa a estar um pouco ultrapassada, e ainda não há uma nova versão no horizonte...
E, no entanto, nunca trabalhámos tanto na próxima versão!
Claro que tinha de ser 6.2. Mas nós acrescentámos tantas coisas, redesenhadas, consolidadas, melhoradas, corrigidas... que é quase impossível fazer apenas um +1!
Portanto, a versão continua a ser um tema de discussão na equipa. Por agora, vamos chamar-lhe simplesmente « a nova versão »
Tanta coisa mudou que até hesitámos em empurrá-la para a v7.0 e a compatibilidade com novas cartas. Mas preferimos lançar uma versão anterior, que, como poderão ver, já é extremamente rica em novas funcionalidades.
E apesar disso, devem saber que temos muitas outras coisas planeadas ou mesmo já desenvolvidas (mas não necessariamente testadas) que preferimos pôr de lado por agora!
Não, a próxima versão não será compatível com Pi4!
Mas não entrem em pânico, os desenvolvimentos já estão em curso.
Neste momento, não temos visibilidade suficiente para arriscarmos esperar pela compatibilidade com PI4.
Antes de chegar ao cerne da questão, algumas palavras sobre as equipas internas e externas.
Algumas pessoas da equipa Recalbox têm tido problemas pessoais e/ou familiares para resolver nos últimos meses. Isto fez com que pelo menos algumas características fossem colocadas em espera.
Fiquem descansados, eles estão quase todos de volta!
Illustração: @digitalLumberjack no centro, cercado pela sua equipa. (source: TeamFortress 2)
Para aumentar a nossa força de ataque, temos tido alguns novos talentos a oferecer os seus serviços ultimamente, e já estão a trabalhar em funcionalidades para o próximo lançamento.
E posso garantir-vos, é pesado... muito pesado!
Mesmo que eu não possa revelar nada por agora, podem agradecer-lhes antecipadamente!
Illustration: Astho filho de d'Astrin, et DavidB2111 filho de DavidB2110
Uma palavra rápida aos nossos batalhões beta-testers, a quem gostaria de agradecer calorosamente. Sem eles, teríamos visto apenas um décimo dos problemas que foram relatados (e corrigidos na sua maioria).
É por vezes ingrato e constrangedor, quando se pede para testar ou se tem de flashar uma Nth imagem, modificar muitas configurações e ficheiros, apenas para uma verificação que dura 30 segundos... Mas eles sempre estiveram presentes e são agora uma ajuda indispensável para que o projecto possa avançar serenamente.
Se você também quer se tornar um testador beta, não há CV para postar ou formulário para preencher: Venha em nossa Discord, participe, seja simpático, e depois de um tempo, nós o proporemos aos mais assíduos, sem necessidade de perguntar!
Illustration: O exército de testadores beta na famosa batalha do novo scraper
Vejamos o que há de novo e melhorado!
Como temos dito repetidas vezes, começámos por reconstruir a EmulationStation. O código tinha envelhecido mal e sofria de muitas doenças genéticas e de várias malformações.
Abrimo-lo, retirámos os órgãos doentes e substituímo-los. Não todos, mas uma boa parte deles, já porque se trata de um trabalho a longo prazo. E como os benefícios no interior são também visíveis no exterior, houve alguns efeitos benéficos imediatos que detalharemos mais tarde.
Este trabalho de base ainda não está concluído e haverá mais melhorias nas versões seguintes.
Desta vez, não nos batemos à volta do mato: fizemos tudo de novo, começando do zero. Não sobrou nada do antigo. Nem sequer uma migalha.
O resultado é um scraper novinho em folha, muito mais limpo, mais rápido, com muitas opções, e que explora totalmente a sua conta ScreenScraper (número de threads, quota, ...).
Há muito tempo exigido pelos nossos queridos utilizadores, aqui está, finalmente! Pesquise rapidamente a sua colecção de jogos escrevendo algumas letras...
Esta é uma pesquisa em tempo real, a lista é actualizada à medida que se escreve. Poderá pesquisar em nomes, ficheiros, descrições, ou em qualquer lugar ao mesmo tempo.
É claro que não poderíamos oferecer tal recurso sem uma revisão minuciosa do teclado virtual. Sentado em frente à sua televisão com o pad na mão, o que pode ser mais doloroso do que andar no velho teclado de ecrã inteiro, onde introduzir caracteres pedia demasiadas maipulações.
Reconstruímos um novo, muito bonito e muito mais ergonómico: um teclado de estilo arcade, com uma roda de caracteres onde seleccionar, apagar, mover o cursor é um verdadeiro prazer. Não posso dar todos os detalhes, mas posso dizer-vos que quase todos os botões/pads/joystick de um teclado completo são utilizados pelo novo teclado! É claro que é nativamente compatível com um teclado físico.
E para completar o quadro, é semi-transparente, para que se possa ver o que se está a passar por baixo em tempo real.
Sem mais demoras, algumas fotos!
Também há muito aguardados, sistemas virtuais (como o sistema Favoritos) entre os clássicos:
Sem esquecer o sistema Arcade, que reúne todos os sistemas MAME, FBN, NEO-GEO, ... que agora podem ser activados/desactivados nos menus.
Mas isso não é tudo. Para aqueles que vão voltar a fazer o scrapeos seus sistemas com o novo scraper interno... (Skraper não estar ainda actualizado sobre este ponto ), podem ser activados novos sistemas virtuais por género de jogo. Sim, você leu correctamente: Por género.
Fã de Shoot’em up ? Jogos de plataforma? Jogos de combate? Jogos de puzzle? Active os sistemas virtuais dos géneros em que está interessado, e todos eles serão reunidos na mesma lista!
Por baixo deste nome bárbaro esconde-se um módulo que me é particularmente caro, uma vez que me permitirá trazer de volta à vida todos aqueles jogos de computador, esquecidos por todos os Recalboxers que não têm um teclado ligado, ou seja, quase todos...
Este módulo permite, com a ajuda de pequenos e muito simples ficheiros de configuração, mapear as acções de um pad nas teclas de um teclado. Posso ver alguns deles ao fundo a olharem-me com olhos duvidosos.
É muito simples:
Garantido 100% sem input-lag, e funciona em todos os computadores!
Iremos criar secções especiais e públicas na nossa área de documentação para que os utilizadores possam adicionar as suas configurações de jogo preferidas!
E, sem dúvida, alguns desenvolvedores externos talentosos poderão até fazer de nós uma pequena interface para criar essas configurações sem esforço!
A EmulationStation há muito tempo que não consegue reproduzir mais nada além de arquivos OGG. Mesmo o popular MP3 não foi apoiado.
Mas esses dias já acabaram, com o apoio de uma infinidade de formatos:
Os bios são um problema para muitos utilizadores, e nós sabemos disso.
Actualmente, a única forma de os verificar era o verificador disponível no WebManager. Conveniente, mas já não é suficiente.
Enquanto esperávamos pelo novo WebManager (raios, deixei cair uma informação ultra-secreta! Não interessa), incluímos um *Bios Checker no EmulationStation.
E vamos ser honestos: é noite e dia!
Este novo verificador dir-lhe-á se os bios são obrigatórios, se não o são, se as assinaturas MD5 devem ou não corresponder, dir-lhe-á também para que são utilizados alguns bios. E não é tudo: também suporta múltiplas assinaturas MD5 diferentes, e acima de tudo: fará 90% do trabalho por si e dar-lhe-á um relatório de estado completo e preciso.
Olá, sala de controlo? Envie as fotos!
É difícil detalhar tudo sem exagerar, por isso vamos mantê-lo curto.:
E montões e montões de pequenas melhorias à direita e à esquerda que não consigo detalhar
Também deve saber que a EmulationStation tem beneficiado de muitas optimizações, pelo que a mais visível é a hora de arranque. A EmulationStation começa agora entre 5 a 20 vezes mais rápida do que a 6.1.1!
E ainda não acabou, ainda nos resta algum para a "próxima versão"
Por isso, agora tenho boas e más notícias.
A má:
As boas notícias, por outro lado:
Mas não é tudo:
E ainda não acabou:
\\share
) e escolher se o leitor deve reproduzir vídeos apenas os da Recalbox, apenas os seus, ou todos os que tem à sua disposição. O que é que isto tem a ver com actualizações, pode perguntar? Nada, é só que esta nova possibilidade está ligada à nova estrutura da Recalbox para facilitar as Actualizações!Há uma quantidade ENORME!
Lista em bloco:
Agradecemos especialmente ao @littlebalup pelos seus testes, e por todos os remendos que pôde fazer (e continua a fazer) no XU4, mas também no PC e no Pi!
Aqueles para quem o Recalbox não é apenas uma pequena caixa que está ligada à TV, e que desejam ligar outros periféricos, como ecrãs externos, poderão agora ligar-se à EmulationStation, via scripting e protocolo MQTT, para desencadear acções, conduzir hardware ou fazer o que quiserem, em reacção a eventos (iniciar, parar, lançar um jogo, fim de um jogo, navegar no sistema, navegar nos jogo, ...).
Fornecemos-lhes documentação e ferramentas chave na mão.
Já foi desenvolvido um módulo para accionar ecrãs TFT secundários, que lhes permite lançar vídeos do sistema, obter informações de scraping enquanto jogam, etc...
Sejamos claros: NÃO temos data.
Ainda há bugs a corrigir, ajustes a fazer, etc... Todos os "devs" disponíveis estão na ponte, e um exército de beta-testers também está a trabalhar.
Só podemos dizer uma coisa: BREVE!