News: Recalbox 6.2, ou 6.3, ou... A proxima versão! :)
-
tradução de @rastaware
Há muito tempo que não pegamos na nossa melhor caneta para lhe dar algumas novidades sobre a próxima versão da Recalbox!
Parece que nada, a 6.1.1 começa a estar um pouco ultrapassada, e ainda não há uma nova versão no horizonte...
E, no entanto, nunca trabalhámos tanto na próxima versão!
Então, Recalbox 6.2? 6.5? ou mesmo 7.0?
Claro que tinha de ser 6.2. Mas nós acrescentámos tantas coisas, redesenhadas, consolidadas, melhoradas, corrigidas... que é quase impossível fazer apenas um +1!
Portanto, a versão continua a ser um tema de discussão na equipa. Por agora, vamos chamar-lhe simplesmente « a nova versão »
Tanta coisa mudou que até hesitámos em empurrá-la para a v7.0 e a compatibilidade com novas cartas. Mas preferimos lançar uma versão anterior, que, como poderão ver, já é extremamente rica em novas funcionalidades.
E apesar disso, devem saber que temos muitas outras coisas planeadas ou mesmo já desenvolvidas (mas não necessariamente testadas) que preferimos pôr de lado por agora!
Vamos eliminar rapidamente a pergunta irritante: O PI4!
Não, a próxima versão não será compatível com Pi4!
Mas não entrem em pânico, os desenvolvimentos já estão em curso.
Neste momento, não temos visibilidade suficiente para arriscarmos esperar pela compatibilidade com PI4.
Uma équipa sempre no top!
Antes de chegar ao cerne da questão, algumas palavras sobre as equipas internas e externas.
Algumas pessoas da equipa Recalbox têm tido problemas pessoais e/ou familiares para resolver nos últimos meses. Isto fez com que pelo menos algumas características fossem colocadas em espera.
Fiquem descansados, eles estão quase todos de volta!
Illustração: @digitalLumberjack no centro, cercado pela sua equipa. (source: TeamFortress 2)Para aumentar a nossa força de ataque, temos tido alguns novos talentos a oferecer os seus serviços ultimamente, e já estão a trabalhar em funcionalidades para o próximo lançamento.
E posso garantir-vos, é pesado... muito pesado!
Mesmo que eu não possa revelar nada por agora, podem agradecer-lhes antecipadamente!
Illustration: Astho filho de d'Astrin, et DavidB2111 filho de DavidB2110
Estes homens das sombras... os testadores beta...
Uma palavra rápida aos nossos batalhões beta-testers, a quem gostaria de agradecer calorosamente. Sem eles, teríamos visto apenas um décimo dos problemas que foram relatados (e corrigidos na sua maioria).
É por vezes ingrato e constrangedor, quando se pede para testar ou se tem de flashar uma Nth imagem, modificar muitas configurações e ficheiros, apenas para uma verificação que dura 30 segundos... Mas eles sempre estiveram presentes e são agora uma ajuda indispensável para que o projecto possa avançar serenamente.
Se você também quer se tornar um testador beta, não há CV para postar ou formulário para preencher: Venha em nossa Discord, participe, seja simpático, e depois de um tempo, nós o proporemos aos mais assíduos, sem necessidade de perguntar!
Illustration: O exército de testadores beta na famosa batalha do novo scraper
Jà falamos o que chega, passamos as novidades!
Vejamos o que há de novo e melhorado!
EmulationStation: Fundações
Como temos dito repetidas vezes, começámos por reconstruir a EmulationStation. O código tinha envelhecido mal e sofria de muitas doenças genéticas e de várias malformações.
Abrimo-lo, retirámos os órgãos doentes e substituímo-los. Não todos, mas uma boa parte deles, já porque se trata de um trabalho a longo prazo. E como os benefícios no interior são também visíveis no exterior, houve alguns efeitos benéficos imediatos que detalharemos mais tarde.
Este trabalho de base ainda não está concluído e haverá mais melhorias nas versões seguintes.
O novo Scraper interno
Desta vez, não nos batemos à volta do mato: fizemos tudo de novo, começando do zero. Não sobrou nada do antigo. Nem sequer uma migalha.
O resultado é um scraper novinho em folha, muito mais limpo, mais rápido, com muitas opções, e que explora totalmente a sua conta ScreenScraper (número de threads, quota, ...).
A procura de jogos, e o teclado virtual
Há muito tempo exigido pelos nossos queridos utilizadores, aqui está, finalmente! Pesquise rapidamente a sua colecção de jogos escrevendo algumas letras...
Esta é uma pesquisa em tempo real, a lista é actualizada à medida que se escreve. Poderá pesquisar em nomes, ficheiros, descrições, ou em qualquer lugar ao mesmo tempo.É claro que não poderíamos oferecer tal recurso sem uma revisão minuciosa do teclado virtual. Sentado em frente à sua televisão com o pad na mão, o que pode ser mais doloroso do que andar no velho teclado de ecrã inteiro, onde introduzir caracteres pedia demasiadas maipulações.
Reconstruímos um novo, muito bonito e muito mais ergonómico: um teclado de estilo arcade, com uma roda de caracteres onde seleccionar, apagar, mover o cursor é um verdadeiro prazer. Não posso dar todos os detalhes, mas posso dizer-vos que quase todos os botões/pads/joystick de um teclado completo são utilizados pelo novo teclado! É claro que é nativamente compatível com um teclado físico.
E para completar o quadro, é semi-transparente, para que se possa ver o que se está a passar por baixo em tempo real.Sem mais demoras, algumas fotos!
Sistemas virtuais, muitos e muitos deles!
Também há muito aguardados, sistemas virtuais (como o sistema Favoritos) entre os clássicos:
- Todos os jogos
- Todos os jogos multi-jogadores (2 jogadores e mais)
- Todos os últimos jogos jogados, classificados automaticamente por data.
Sem esquecer o sistema Arcade, que reúne todos os sistemas MAME, FBN, NEO-GEO, ... que agora podem ser activados/desactivados nos menus.
Mas isso não é tudo. Para aqueles que vão voltar a fazer o scrapeos seus sistemas com o novo scraper interno... (Skraper não estar ainda actualizado sobre este ponto ), podem ser activados novos sistemas virtuais por género de jogo. Sim, você leu correctamente: Por género.
Fã de Shoot’em up ? Jogos de plataforma? Jogos de combate? Jogos de puzzle? Active os sistemas virtuais dos géneros em que está interessado, e todos eles serão reunidos na mesma lista!
O Pad-to-Keyboard
Por baixo deste nome bárbaro esconde-se um módulo que me é particularmente caro, uma vez que me permitirá trazer de volta à vida todos aqueles jogos de computador, esquecidos por todos os Recalboxers que não têm um teclado ligado, ou seja, quase todos...
Este módulo permite, com a ajuda de pequenos e muito simples ficheiros de configuração, mapear as acções de um pad nas teclas de um teclado. Posso ver alguns deles ao fundo a olharem-me com olhos duvidosos.
É muito simples:
- Tem um grande jogo no Commodore 64, mas não o pode jogar porque requer que carregue numa tecla para iniciar um jogo? Sem problemas: basta mapear o botão START no seu pad para o botão SPACE, e o problema está resolvido. Comece o jogo, pressione START e o jogo verá que você pressionou a tecla de espaço em um teclado.
- Você tem um jogo no Amstrad que é jogado com as 4 setas do teclado e a barra de espaço? Sem problemas: Basta mapear a mira do seu bloco nas 4 setas, o botão A no ESPAÇO e jogar o seu jogo como se ele fosse sempre feito para um joystick!
Garantido 100% sem input-lag, e funciona em todos os computadores!
Iremos criar secções especiais e públicas na nossa área de documentação para que os utilizadores possam adicionar as suas configurações de jogo preferidas!
E, sem dúvida, alguns desenvolvedores externos talentosos poderão até fazer de nós uma pequena interface para criar essas configurações sem esforço!
Musica Maestro!
A EmulationStation há muito tempo que não consegue reproduzir mais nada além de arquivos OGG. Mesmo o popular MP3 não foi apoiado.
Mas esses dias já acabaram, com o apoio de uma infinidade de formatos:- Ficheiros MP3
- Ficheiros alta qualidade FLAC
- OGG OPUS (um formato obscuro, mas como podíamos suportá-lo, colocamo-lo ^^)
- Os módulos Amiga! Todos os formatos e subformatos são suportados! Os módulos lendários da cena de demonstração são seus!
- Os WAVE, formatao audio bruto
- Os ficheiros MIDI! (Tenha cuidado, eles requerem uma fonte de som não fornecida com a Recalbox, mas toda a informação será dada no readme.txt, bem como muitos links para obter os soundfount de qualidade e sons diferentes.)
Novo analisador BIOS
Os bios são um problema para muitos utilizadores, e nós sabemos disso.
Actualmente, a única forma de os verificar era o verificador disponível no WebManager. Conveniente, mas já não é suficiente.Enquanto esperávamos pelo novo WebManager (raios, deixei cair uma informação ultra-secreta! Não interessa), incluímos um *Bios Checker no EmulationStation.
E vamos ser honestos: é noite e dia!Este novo verificador dir-lhe-á se os bios são obrigatórios, se não o são, se as assinaturas MD5 devem ou não corresponder, dir-lhe-á também para que são utilizados alguns bios. E não é tudo: também suporta múltiplas assinaturas MD5 diferentes, e acima de tudo: fará 90% do trabalho por si e dar-lhe-á um relatório de estado completo e preciso.
Olá, sala de controlo? Envie as fotos!
Muitas opções ainda na EmulationStation
É difícil detalhar tudo sem exagerar, por isso vamos mantê-lo curto.:
- Destaque da região: Tem um conjunto completo, mas quer sobretudo jogar jogos da UE? Activar o "highlithing regional" na região da UE, e todos os jogos que não sejam desta região serão diminuídos. Muito útil para localizar as suas versões favoritas num piscar de olhos!
- Novas opções de ordenação em listas
- Separação e salto rápido compatível com Unicode (os nossos amigos japoneses, russos ou árabes vão agradecer-nos por isso )
- Novo cálculo de hash para netplay mais rápido que Flash McQueen!
- Filtragem de jogos "Adultos" (sujeito a scrape com o scraper interno)
- Menu "Licença" (que não vai agradar àqueles que ainda estão a tentar vender a Recalbox…)
- Popups Netplays de volta
- Seleções Emulateurs/Core simplificados
E montões e montões de pequenas melhorias à direita e à esquerda que não consigo detalhar
Também deve saber que a EmulationStation tem beneficiado de muitas optimizações, pelo que a mais visível é a hora de arranque. A EmulationStation começa agora entre 5 a 20 vezes mais rápida do que a 6.1.1!
E ainda não acabou, ainda nos resta algum para a "próxima versão"
Nova maneira de actualizar!
Por isso, agora tenho boas e más notícias.
A má:
- Ainda terá de fazer uma nova instalação, não poderá actualizar para as versões 6.1.1 e seguintes.
As boas notícias, por outro lado:
- É provavelmente a última vez que terá de o fazer.
- O novo sistema de actualização é muito mais rápido: 5mn no máximo para uma actualização (excluindo o tempo de download, claro).
- O novo sistema de actualização é muito mais robusto: não há mais actualizações que param e o forcem a recomeçar tudo de novo (mesmo que fosse raro, felizmente!).
Mas não é tudo:
- Novas actualizações em linha serão geridas pela EmulationStation: visualização do progresso, gestão de erros, etc.
- Será possível fazer turnos offline de uma forma extremamente simples: copiando a imagem da nova versão numa pasta no cartão SD acessível a partir de todos os sistemas operativos: Windows, Linux e MacOS! Um pouco de reinício, o sistema detecta a imagem, faz a actualização e pronto! Já consigo ver um grande sorriso no rosto de todos aqueles que têm um caso GPI.
E ainda não acabou:
- Poderá agora colocar os seus próprios vídeos de arranque, num directório de fácil acesso na rede (em
\\share
) e escolher se o leitor deve reproduzir vídeos apenas os da Recalbox, apenas os seus, ou todos os que tem à sua disposição. O que é que isto tem a ver com actualizações, pode perguntar? Nada, é só que esta nova possibilidade está ligada à nova estrutura da Recalbox para facilitar as Actualizações! - Para aqueles que querem mexer no sistema e quebrar tudo, será muito fácil "reiniciar" a sua recalbox, voltar a um sistema como se tivesse acabado de ser instalado, sem tocar nos roms.
- Mesmo que não lhe agrade (e é voluntario ) Para aqueles que enganam e roubam a Recalbox tanto como os seus clientes, as actualizações já não são desactivadas na EmulationStation. Só a Notificação Popup Intrusiva pode ser desactivada. Mas continuará a ver um popup não intrusivo a notificar que está disponível uma actualização.
E tudo o resto, é claro...
Há uma quantidade ENORME!
Lista em bloco:
- Adicionado um script para mudar para o ecrã externo nos computadores portáteis (em breve será integrado na EmulationStation)
- Suporte da GameCube bios
- Novo sistema Nintendo 64DD
- Novo core MAME ultima versão (suporte romset 0.220)
- Novo core de Neogeo pocket (e color) baseado nas performances
- Libretro Flycast disponível em rpi3, xu4 e x86
- PrBoom mudou o nome (finalmente!) Doom
- Libretro PUAE actualizado para apoiar o Amiga CD32
- Amiberry actualizado para a versão 3.1.3! Um grande b*mp!
- DosBox b*mp na versão r4290! Grande b*mp também!
- Melhoria do suporte dos pads na ScummVM
- ScummVM e ResidualVM actualizados
- Adição de novos pads pré-configuradas
- Actualização de Dolphin
- Adicionar nVidia versão 390 e 440 drivers proprietários nas versões para PC
- OricAtmos e emuladores SamCoupé actualizados
- Retroarch (cheats e assets tambem) actualizado para a versão 1.8.5:
- Todos os cores de libretro foram actualizados
- Theodore actualizado (suporte para Thomson TO7 e TO7/70)
- XU4 problema de velocidade e barulho do ventilador corrigido
- fix de Problema de inicialização do EMMC no Xu4
- fix de Vídeos de inicialização em x86/x64
- Apple II e OricAtmos funcionam em pleno ecrã em x86/x64
- O menu "Quit" está acessível em todo o lado
- Vários problemas com a gestão dos favoridos foram corrigidos
- ... muitos outros adiantamentos/correcções menores
Agradecemos especialmente ao @littlebalup pelos seus testes, e por todos os remendos que pôde fazer (e continua a fazer) no XU4, mas também no PC e no Pi!
Também não esquecemos os utilizadores avançados!
Aqueles para quem o Recalbox não é apenas uma pequena caixa que está ligada à TV, e que desejam ligar outros periféricos, como ecrãs externos, poderão agora ligar-se à EmulationStation, via scripting e protocolo MQTT, para desencadear acções, conduzir hardware ou fazer o que quiserem, em reacção a eventos (iniciar, parar, lançar um jogo, fim de um jogo, navegar no sistema, navegar nos jogo, ...).
Fornecemos-lhes documentação e ferramentas chave na mão.Já foi desenvolvido um módulo para accionar ecrãs TFT secundários, que lhes permite lançar vídeos do sistema, obter informações de scraping enquanto jogam, etc...
E... quando é que é devido?
Sejamos claros: NÃO temos data.
Ainda há bugs a corrigir, ajustes a fazer, etc... Todos os "devs" disponíveis estão na ponte, e um exército de beta-testers também está a trabalhar.
Só podemos dizer uma coisa: BREVE!
-
And a new perfect integration