Usar Tabela de Partição GPT ou MBR no Recalbox x64?
-
Olá a todos.
Estou reinstalando o Recalbox na minha estação Pc-Game que montei aqui.
Porém vou usar dois sistemas em um único HD (Recalbox x64 e Windows 10).
Gostaria de saber se posso usar o sistema de disco GPT ao invés MBR?
Ou vou ter problemas com esse sistema de disco GPT no Recalbox x64? -
@fredcsn Olá! Se não me engano tem que ser MBR, pois o sistema Recalbox é baseado em Linux, e GPT só é reconhecido pelo Windows. Eu não sei se é possível fazer dual boot com o Windows, antigamente não era possível, o fato do Recalbox usar 3 partições dificultava isso. Além de que o Windows não gerencia o dual boot, seria necessário refazer o grub usando um live CD de alguma distro do Linux.
Mas, não tentei nada disso na prática, estou apenas falando o que já ouvi falar. O ideal mesmo era instalar cada sistema em um HD separado. -
@zing Então eu até já consegui instalar os dois sistemas juntos (Recalbox x64 e o Windows 10) no mesmo HD em GPT, pois aceita mais de 4 partições do que o MBR. Mas como meu hardware tem Bios UEFI, eu escolho qual Boot quero fazer na inicialização. É claro que só fiz uns testes rápido tipo verificar se o sistemas rodam, fixa configurações, e até rodei alguns jogos e funcionou. No entanto fica minha dúvida com o uso mais constante, se não vai dar problema em outros funcionamento do Recalbox x64 pelo fato do HD estar em GPT...
Obs: no meu caso, usar 2 HD´s não é a ideia do projeto que fiz aqui, onde otimizei espaços e utilizei o menor custo possível para montar um mini PC-game. -
@fredcsn Olha, se você conseguiu rodar em GPT então não é isso que virá a dar problema (vejo que me confundi na informação que te passei, não é que GPT é suportado apenas pelo Windows, é que no Windows, apenas as versões de 64 bits aceitam esse tipo de partição).
É mais provável você ter problemas com o Windows do que com o Recalbox, pois o Windows que é mais "travado" em termos de relacionamento com outros Sistemas operacionais. Um dos problemas que já vi em rodar Linux e Windows em dual boot é a hora do Windows ficar errada após usar o Linux.
Pelos desenvolvedores, até onde eu sei, não recomendam fazer o dual boot do recalbox com o Windows no mesmo HD, nunca vi especificarem que partição GPT é o problema (e o Linux é mais compatível de forma geral).
Então, o que posso te dizer é que indiferente da partição, não é recomendado o dual boot com o Windows no mesmo HD, pois, pode dar alguma incompatibilidade devido ao sistema de arquivos ser diferente, porém, são apenas possibilidades, não é certo que vai dar problema. Entretanto, se der problema, é um risco que você esta ciente...
MAS, se está rodando tranquilo, e você não tem outra opção, deixa assim e veja no que vai dar. -
@zing Muito obrigado por suas considerações, opinião e boa vontade Isso me ajudará a tomar as decisões aqui. Valeu mesmo!