[SD Card] Lag em jogos tem haver com a velocidade do cartão?
-
Uma pergunta: O cartão de 64gb ultra class 10 da Sandisk, funciona no RaspBarry PI (o normal)? Pois estou usando um cartão simples de 16GB nele e acredito eu que os jogos do mame estão rodando com um lag absurdo devido a velocidade do cartão (me corrija se eu tiver errado). Obrigado
-
@cadueduardo Sim, um cartão classe 10 é melhor que um classe 4 normalmente vendido em qualquer local. Prefira cartões com qualidade ultra (classe 10).
-
@DAM então o desempenho do jogo também está atrelado a qualidade do cartão mesmo? Por exemplo: Jogos de SNES rodam perfeitamente, porém coloquei os jogos de Mame, fui abrir o Golden Axe, ele fica muito lerdo, com bastante lag. Eu aumentei o overclock e ele ficou um pouco mais rápido, porém não muito. Isto tem haver também com BIOS? com o rom ou com o próprio emulador? Ou é exclusivamente problema do cartão? Obrigado pela resposta.
-
@cadueduardo geralmente jogos de emuladores como Mame, FBA, NEOGEO, N64, PSX demandam mais processador e se o cartão for classe 10 ajuda, pois irá ler mais rápido a informação. Outro ponto importante é ter uma boa fonte e um cabo usb com para não aparecer aquele quadrado colorido no canto superior direito da tela que indica voltagem menor.
Se a voltagem for menor também prejudica o desempenho. -
@DAM Compreendi perfeitamente. Como o meu RaspBerry é a versão 1 (depois da zero), você acredita que este tem processamento abaixo do requisitado para estes jogos? Ou o poder de processamento dele é bom e o que está realmente afetando é o cartão? Pois a alimentação acredito que esteja boa, pois não tive nenhum indicativo. Eu uso um carregador Motorola nele. Obrigado!
-
@cadueduardo
Boa Noite
Eu já rodei muitos jogos com cartão 4, o problema pode ser o cartão, principalmente se for de procedência duvidosa.
Comprei 2 de 64Gb de vendedores no ML e ambos eram falsificados, travava tudo, até para instalar o Recalbox era uma desgraça.
Outro fato é a fonte.
Eu comentei em um post sobre o uso de fontes de celular.
A micro usb de entrada do raspberry por si só é um grande erro.
Além de não ser apropriada para a corrente necessária ao bom funcionamento, faz com que muitos usuários utilizem carregadores de celular, que em geral não tem a amperagem indicada.
Outro caso ainda é ligar com uma fonte boa, mas usando um cabo usb de baixa qualidade.
Para ter uma noção se tem relação com alimentação, verifique se o seu recalbox está com aquele quadradinho colorido piscando no canto superior direito, se tiver, antes de mais nada tente com outra fonte.
Quanto ao cartão, formate um pendrive usb em FAT32, crie uma pasta nele chamada reclabox e dentro dela a pasta roms e bios.
Coloque as bios que vc usa (na pasta bios) e a pasta do mame na pasta roms.
Nas configurações de sistema, mude o armazenamento para o seu pendrive e reinicie.
Teste o jogo, se rodar de boa é o cartão SD. -
Obrigado @allage, tanto você como o @DAM estão me trazendo a luz para algumas soluções. Ainda sobre a fonte, conhece um lugar confiável que eu consiga comprar uma fonte com o cabo que realmente presta? Pode ser um site ou um vendedor mesmo. Não percebi este quadradinho, mas vou olhar na próxima vez que fizer meus testes. Eu liguei a alimentação do meu RPI1 na alimentação da minha TV Smart e depois passei para a fonte de celular, mas realmente não me atentei a este detalhe. Os leds da placa indica também energia insuficiente?
Sobre o pendrive... Pode ser qualquer um? Pendrive no normal ele já é mais rápido do que o SD? Me perdoe minha NOOBice rsrs.
Obrigado pelo suporte meus amigos, vou me atentar a estes detalhes e retorno o meu progresso.
Abs!
-
sim o microsd tem que ser no minimo Classe 10 UHS 1,
um de 64GB da Sandisk por exemplo você compra na média de R$ 70,00susto são o UHS 3 de 64GB por exemplo chegando a R$ 400,00 mas não é necessário.
referente aos leds eles indicam apenas que tem fornecimento de energia e que está ligado, não ref se a amperagem está devidamente correta.
alimentação também influencia no lag dos jogos, tem um pessoal que vende no mercado livre carregadores microusb 5v 3.0 real, mas não são, na verdade eles são de 2.0A ou 2.5A, tem que se atentar nestes vendedores que não dá essas informações devidas em seus anuncios. Tem também o carregador do tablet da samsung que é de 5v 2.0A, o pessoal tem utilizado este bastante.
-
@azvarel said in [SD Card] Lag em jogos tem haver com a velocidade do cartão?:
sim o microsd tem que ser no minimo Classe 10 UHS 1,
um de 64GB da Sandisk por exemplo você compra na média de R$ 70,00susto são o UHS 3 de 64GB por exemplo chegando a R$ 400,00 mas não é necessário.
referente aos leds eles indicam apenas que tem fornecimento de energia e que está ligado, não ref se a amperagem está devidamente correta.
alimentação também influencia no lag dos jogos, tem um pessoal que vende no mercado livre carregadores microusb 5v 3.0 real, mas não são, na verdade eles são de 2.0A ou 2.5A, tem que se atentar nestes vendedores que não dá essas informações devidas em seus anuncios. Tem também o carregador do tablet da samsung que é de 5v 2.0A, o pessoal tem utilizado este bastante.
Esse carregador do Tablet da Samsung é bom? No meu aquele quadradinho colorido não desaparece!!!
-
Esse carregador do Tablet da Samsung é bom? No meu aquele quadradinho colorido não desaparece!!!
Conheço uma turma que usa e funciona de boa, sendo que ele é caro, então resolvi comprar um que sairia pela metade do preço com uma amperagem maior, que foi da marca fortrek 5v 4.2 amperes com quatro entradas usb. E resolveu o meu caso, já que utilizo um HD externo além de carregar o controle do Xbox 360.
-
@azvarel
Estou utilizando como fonte a de um antigo celular SAMSUNG com 2.0A, não notei se tem quadrado aparecendo na tela. É na tela de carregamento do Recallbox? -
@Julio-Cesar-Santos-Barreto canto superior direito da tela.
dá uma sacada aqui https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=74&t=88682
isso não tem haver com recalbox e sim com má alimentação do raspberry pi.