Fazer o step UP de 3v3 em 5v de maneira segura



  • Bom dia pessoal, eu tenho 2 controles snes paralelos, estou montando um pi 3b+ em um super famicom, quero liga-los direto na gpio, porém vi muitos relatos que por serem paralelos só funcionam se forem alimentados com 5v, então busquei informação e vi que usam conversor de nível lógico, mas queria algo mais simples, e encontrei Issa plaquinha de step up mt3608, veja suas especificações:

    Módulo: MT3608

    1. A corrente de saída máxima: 2A.
    2. A tensão de entrada: 2V ~ 24V.
    3. A tensão máxima de saída: 5V ~ 28V.
    4. Eficiência: Max 93%.
      Medidas:
      Tamanho do produto: 37mm x 17mm x 7mm
      Modo de uso:
      No potenciômetro pode-se ajustar tensão de saída.
      alt text
      alt text

    A minha pergunta é, será que usando está peça consigo fazer a conversão de forma segura? tenho medo de danificar a pi3.


  • Global moderator Translator
    Translation Master
    Tester
    Global moderator



  • @Zing oi obrigado pela atenção, esse tuto mesmo que eu tenho, só que vi relatos que pra funcionar corretamente os controles precisam ser originais, paralelos não funcionam direito (muito delay ou nem respondem) se não forem alimentados com 5v, por isso da minha pergunta.


  • Global moderator Translator
    Translation Master
    Tester
    Global moderator

    @edisson02 Ah cara, me desculpa, mas não vi nenhum relato desse tipo, e não sei o quanto isso faz sentido, não acho que por o controle ser genérico ele vai obrigatoriamente exigir mais volts...
    Acho que o fato de ser um "paralelo" pode sim afetar a questão do delay, mas, não consigo associar isso a mais ou menos volts, e sim a construção em si, a qualidade do material que pode ser inferior...
    Se fosse eu, seguiria o tutorial, e destaco para uma parte dele:
    "Embora os controles SNES / NES sejam classificados em 5V, eles deveriam funcionar em 3,3V.
    Portanto, não há necessidade de usar um conversor nos PINS de dados. A intensidade máxima (50mA) do Raspberry deve ser suficiente para alimentar 4 controladores no GPIO."

    Como eu disse, eu não entendo tanto dessa parte elétrica, mas, salvo se houver alguma comprovação da necessidade de 5v ao invés de 3,3v, eu seguiria o tutorial.
    Não da pra você fazer um teste sem essa placa aí, e se não gostar do resultado do teste, dai sim comprar uma pra testar?



  • @Zing bom dia, o relato que fala que controle paralelo não fica bom é desse camarada aqui

    https://xyzturbo.blogspot.com/2016/04/retropie-utilizando-um-controle.html?m=1!

    IMG_20201020_214345538~2.jpg

    Esse é o meu projeto, como vc pode ver eu comprei um adaptador USB e removi a capa e soldei a placa original de controles nele, mas tenho tido problemas, não consegui notar o padrão por enquanto, do nada ele simplesmente desliga o adaptador USB e se eu tiro e espeto de.novo com o pi3 ligado ele reinicia, já usei 3 versões do recalbox e nada mudou, aí uma solução que pensei era de usar direto na gpio, mas aí vi esse relato que o controle original é necessário pra funcionar, sem muitas adaptações, meu medo é usar esse tipo de peça e danificar o aparelho, outra solução que pensei é comprar uma do te de marca boa, pq não achei outra explicação a não ser problema de energia que afeta as portas USB de alguma maneira, minha fonte atual é 5v 2.5a sem marca, esse aparet é o presente de natal pro meu filho tô trabalhando nele já tem uns 3 meses e tô com esse probleminha no controle a 1 mes, já verifiquei e não é super aquecimento, não aparece as imagens de falta de energia tbm, já teve vez de eu ficar mais de 1 hora jogando e não dar nada, mas teve vez de jogar 10 minutos e dar problema.


  • Global moderator Translator
    Translation Master
    Tester
    Global moderator

    @edisson02

    2.5a sem marca

    O ideal é uma fonte de 5V 3A, e, você tem que ter certeza de quantos amperes está saindo (ela não ter marca não é o problema, ela não entregar esse 2.5A é problema), se você conectar muitos periféricos, como um HD externo por exemplo, 2.5A pode ser pouco (você nem tem certeza se está entregando isso) .

    já teve vez de eu ficar mais de 1 hora jogando e não dar nada, mas teve vez de jogar 10 minutos e dar problema

    Convenhamos que se fosse o problema dos 3,3V para 5V, o controle não deveria agir dessa forma aleatória... parece algum tipo de mau contato ou sobrecarga (pode ser a fonte).

    do nada ele simplesmente desliga o adaptador USB e se eu tiro e espeto de.novo com o pi3 ligado ele reinicia

    Mais uma vez: parece mau contato.

    Olha, posso estar equivocado, pois, como já disse, não sou especialista em eletrônica, só estou tentando ajudar dentro do que conheço.

    Você tem certeza que seu adaptador USB não é o problema?
    Você tem certeza que sua fonte não é o problema?

    Pelo que entendo, essa placa pode resolver o problema dos 3,3v para 5v, se você ajustar corretamente não vai queimar o GPIO, o meu único receio é que esse não seja o seu problema.

    É muita a diferença de valor desse módulo MT3608 que você cita, para um "Conversor Nível Lógico Bidirecional I2c 5v P/ 3,3v Arduino" que o cara que alega ser necessário para controles paralelos? Pois, se você está com tanto receio de usar esse módulo, pegar o conversor lógico supostamente é mais confiável...

    Infelizmente não tenho domínio técnico o suficiente para tirar todas suas dúvidas, só estou dando minha opinião.



  • O único periférico é o adaptador USB, eu já vi relatos de imagens de um raio na tela ou um quadrado colorido indicando falta de energia, o meu não aparece isso, por isso estava descartando a fonte, o conversor de nível lógico é o mesmo preço mas é mais complexo para se usar, o controle não funcionar corretamente por ter uma corrente mais baixa é bem plausível, já viu uma lâmpada funcionando em meia fase? Acender acende, mas fica meio bosta, eu marquei com um amigo pra vir em casa pra gente fritar esse hardware e tentar identificar quando é como ocorre esse problema,vamos jogar por horas sem parar usando os dois controles simultaneamente e se o adaptador parar de funcionar, vou ligar no notebook o adaptador e usar lá pra ver se para tbm, zing vc sabe se pode usar carregador de celular como fonte? De qualidade, 5v 3a de marca conhecida.


  • Global moderator Translator
    Translation Master
    Tester
    Global moderator

    @edisson02

    vc sabe se pode usar carregador de celular como fonte? De qualidade, 5v 3a de marca conhecida

    Sim, com certeza. O importante é ser 5V e 3A real!
    O problema é que tem gente que usa carregador de celular com só 1A e é por isso que não recomendamos usar carregador de celular: porque a maioria não tem os amperes o suficiente.

    o controle não funcionar corretamente por ter uma corrente mais baixa é bem plausível, já viu uma lâmpada funcionando em meia fase

    Sim, mas não acho que seja o seu caso, quando você diz que em alguns testes jogou por 1h sem problemas e em outros casos teve problemas em menos de 10min: sua energia está oscilando? Porque no caso do controle, você pode ver no artigo que você citou: o cara fala que os paralelos não funcionaram com 3,3v, não fala que as vezes funcionou e outras vezes não, é esse o ponto que eu estou me referindo: você não consegue ligar um aparelho de 220V com somente 110V, e não é que ele vai funcionar pela metade como uma lâmpada em "meia fase", simplesmente não vai funcionar. Agora, imagine que você não tem amperes o suficiente, dai pode ser que fique tentando funcionar e não conseguindo.

    Ao menos, dentro do meu conhecimento limitado de elétrica, é isso que eu penso (já destaquei que não sou especialista né?).



  • @Zing veja bem, essa semana fiz mais um teste, joguei 40 minutos sozinho um jogo singles player mas com o controle 2 conectado, aí pedi pra minha esposa jogar comigo um de 2, 20 minutos depois, simplesmente parou os controles, já estou descartando os problemas de energia porque o raspberry tem mecanismos que avisa qdo falta energia e isso não aconteceu com minha fonte, mas sim com uma fonte emprestada de um amigo.. a dele é bem ruim mesmo, aí eu resolvi ligar os controles na gpio e hj comprei os cabos e o step up que eu perguntei no começo do topico já montei e regulei a voltagem que eu tanto queria, amanhã vou testar, pq meu filho acabou de chegar e segue a imagem da vitória de hoje presente é uma surpresa kkk segue a imagem da da vitória de hoje

    IMG-20201113-WA0002.jpg


  • Global moderator Translator
    Translation Master
    Tester
    Global moderator

    @edisson02 que bom que você conseguiu configurar já, é legal ver a evolução do seu "experimento". Por favor, quando testar, poste aqui os resultados, espero que dê tudo certo!



  • @Zing só pra informar, eu testei os controles antes de colocar essa peça do step up, e realmente eles não funcionam bem, até ligaram, mas não respondem depois de selecionar algum jogo.

    Agora postei um probleminha referente aos conflitos de Scripts lá na área internacional do fórum e vc tbm está acompanhando.


Log in to reply
 

Want to support us ?

262
Online

80.5k
Users

21.6k
Topics

158.2k
Posts