Problemas com barra vertical de 8 pixel nas roms do neogeo
-
Olá! Meus jogos do neo-geo e neo-geo cd possuem uma barra preta lateral de aproximadamente 8 a 10 pixels de largura, e outros não. Gostaria de configurar os jogos para que a tela fosse toda preenchida pela imagem como em outros games como SNES... Minhas roms do Neogeo CD são possuem o idioma americano e japonês. Já tentei achar uma configuração na unibios 3.2 e 4, mas não encontrei.
Se alguém puder me dar essa força, ficarei grato.
-
@cesartaqui Você já tentou entrar no menu do Emulationstation (hotkey+B) e editar por lá o tamanho da tela? É possível salvar a configuração por núcleo ou por jogo.
Outra opção também é alterar o videomode do emulador, se for este o caso.
Sobre videomode, há uma breve explicação neste tópico:
https://forum.recalbox.com/topic/12369/como-usar-tela-cheia-sem-barras-psp-e-dreamcast-tv-tubo-rca-720x480/2
Sobre salvar configuração por núcleo, há vários vídeos no youtube, mas também há este tutorial:
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/How-to-use-custom-config-for-emulators-(EN) -
Parece que é problema da Rom, pois quando se modifica o tamanho da tela do game, o efeito é aplicado no jogo por inteiro, visto que, no caso específico em tela, as barras laterais de 8px estão somente na introdução "neogeo" e, portanto, quando o jogo inicia, fica em tela cheia normal. Resumidamente, é como se fosse acrescentado uma "intro" com proporções horizontais diferente do resto do game.
Penso eu, que para ajustar a "intro neogeo", deveria isolá-la dentro do arquivo compactado do game e trocá-la por uma que esteja nas proporções corretas. Acho que isso é impossível né?
-
Exemplo ilustrado do citado acima
O mesmo game com a intro com as barras de 8px e o inicio do game em si.
Dois aspectos de tela no mesmo jogo.
imagem 2 (ainda o mesmo game)
imagem 3 (ainda o mesmo game)
Alguma idéia?
-
@cesartaqui não sei se isso é da ROM, ou da BIOS, e não sei se há como configurar isso. Mas se essas barras aparecem só no logo NeoGeo e não durante o jogo, o problema não é exatamente o que você fez parecer na explicação original, e não afeta a jogabilidade em si... Acho mais fácil deixar assim...
-
Ufa! finalmente consegui resolver o problema com a ajuda dos programadores do batocera, lá no forum deles. Desinstalando esse recalbox e migrando para o Batocera Linux.
Abraços!