Problema no HDMI
-
Tenho uma tv/monitor 1080p, porém ao ligar o recalbox não aparece a tela inicial, fica a frase "Sem sinal" na tela, só que quando eu vou apertando até entrar em algum jogo, o mesmo roda normalmente. Como corrijo isso? A entrada é HDMI/DVI.
-
@guirattay Qual o seu hardware (Rpi0,1,2,3,3+ / PC x86,x64)? Não entendi a parte "A entrada é HDMI/DVI.", é HDMI ou DVI? Você está ligando direto ou usando um adaptador? Qual versão do Recalbox você está usando? Você mesmo montou o sistema, ou comprou tudo pronto, ou gravou uma imagem pronta da internet? Você já tentou fazer o ajuste de tela automático da TV (cada marca tem um nome diferente para essa função, procura um pouco no controle que vai achar algo)?
Com pouca informação fica difícil ajudar, o que posso dizer antecipadamente é que pode ser um problema de videomode, se for isso, seguem dois links úteis:
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Video-configuration-detailled-(EN)
https://elinux.org/RPiconfig -
@zing Se eu não me engano é o raspberry pi 3. A entrada que eu me refiro é HDMI mesmo, só que do lado tem uma /dvi, aparece no próprio monitor mesmo. Eu que montei, jogo em várias TVs com o Hdmi, porém só nessa que eu comprei que da esse problema, mas obrigado pelas informações, vou tentar pelo que você disse acima. Obrigado!
-
@guirattay Provavelmente é o videomode mesmo, no Rpi é fácil de configurar isso, é só editar o arquivo recalbox.conf, pesquisa por "global.videomode=" e altera o videomode de acordo com a resolução da sua TV, o segundo link que passei na minha resposta anterior tem todos os videmodes para você escolher qual o correto.
Também há a opção ";system.es.videomode=" essa para funcionar, além de colocar o videomode correto, é necessário deletar o ponto e vírgula da frente, senão não funciona.
É possível personalizar o videomode por emulador, mas não vejo vantagem nisso, e dreamcast e N64 já possuem uma linha específicando o videomode deles, então a configuração global (global.videomode=) não se aplica a eles, você precisa modificar as linhas específicas. -
Amigo consegui uma solução ,eu tbm estava com o mesmo problema ..o app KODI que trava o Recallbox a fazer a mudança para o HDMI na tv
Siga os passos,
No RECALLBOX aperte ENTER , depois OPÇÕES DE ÁUDIO marque a opção que convém.Abra o KODI,vá em CONFIGURAÇÃO de ÁUDIO,depois em AUDIO UOTPUT e marque a mesma opção depois reinicie o sistema.