Imagem estranha (com distorção)
-
Prezados,
Percebi que ao ligar o meu Raspberry Pi3 Modelo B com Recalbox 4.1, a imagem aparece um pouco estranha (eu diria, com distorção no foco). Quando vou jogar, o som não funciona em nenhum jogo.
Quando reinicio o sistema, tudo volta ao normal. Posso desligar e ligar novamente, que está normal. Utilizo cabo hdmi para vídeo e áudio.
Me parece que o problema ocorre quando ligo ele pela primeira vez do dia.
Estranho é que isso também aconteceu com o Batocera, quando testei. Ja troquei de porta hdmi.
Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo ? -
@ricardoclaus isso aconteceu comigo quando liguei o RPI primeiro e depois conectei o cabo hdmi. A imagem fica em tamanho desproporcional(sua distorção) e sem som. Mesmo entrando e saindo de qualquer jogo o mesmo fica sem som.
Na minha TV eu a ligo primeiro para depois conectar na força ou mesmo na porta USB para dar alimentação ao RPI.
Tente ligar a TV primeiro e deixá-la na opção do HDMI1, conecte antes o cabo HDMI ao RPI, e depois ligue o RPI na força ou no USB da TV.
-
@DAM Obrigado pela ajuda.
Isso mesmo, eu ligava o Raspberry primeiro, depois a TV.
Fiz o teste: liguei primeiro a tv e depois o Rasp.
Funcionou perfeitamente.
Obrigado e abraços -
Tambem estou com um problema parecido, mesmo ligando com o HDMI conectado antes, a resolução no menu de entrada (interface inicial) fica muito destorcido e pequeno. Já tentei utilizar o modo do televisor, ele simplesmente só estica, nao fica na resolução nativa, inclusive testei em duas tv's diferentes, uma sony e uma samsung e ficam a mesma coisa, ja ativei o modo overscan e nao adiantou. Alguma solução? Obs. Testei no monitor do PC de 24" e ficou perfeito, somente na TV que esta com esse problema.
-
@wmaggi via SSH digita
tvservice -s
e cola aqui para ver em qual resolução está e e quais a tua tv suporta, porque ai vamos ver como proceder. -
@azvarel Boa noite. Obrigado pela resposta, segue o que apareceu: state 0x12000a [HDMI DMT (4) RGB full 4:3], 640x480 @ 60.00Hz, progressive.
Obrigado!
-
@wmaggi altera no
recalbox.conf
a linha que tiverglobal.videomode=
coloqueglobal.videomode=DMT 4 HDMI
salve e reinicie o recalbox -
outro detalhe não visto, tem que verificar os temas que suportam 4:3.
Abraços,