Eu não sou entendido em redes mas no meu caso eu conectei o cabo de rede ethernet no Raspberry e ele não obtem o estado conectado , pelo wifi conecta bem.
No Filezilla já consigo encontrar a tal pasta share que suponho seja a das roms a ver se consigo o que quero o problema estava na porta eu estava a usar a 8080 e é a 22 . Como não me aparecia nenhuma mensagem apenas dizia " à espera de mensagem de boas vindas" pensei que fosse problema do recalbox afinal é a porta a 8080 liga mas não acessa a 22 acessa.
Se puderem explicar isso do local de rede agradeço porque se for apenas e só conectar o rapsberry no router via cabo eu isso fiz e ele não se conecta acho estranho mas é o que me acontece a mim .
Se o cabo for outra coisa sem ser o cabo ethernet não experimentei outro modo e não percebo o que querem referir .
Deixo a screen capture → 