RECALBOX 8 NÃO INICIA RASPBERRY PI4
-
Pesosal, bom dia !
Tenho uma rasp 4 com 8 gb de ram e estava funcionando tudo certinho com a versão 7.2.2, quando apareceu a atualização para o 8 eu fiz como sempre faço e depois que atualizou ela não liga mais, tipo, ela inicia e dá vídeo, mas passa um tempo perde sinal de vídeo e fica nisso.
Fiz um teste e baixei a versão 7.2.2 de novo e instalei num outro sd e ele fuciona normal, com o retropie também tudo certo.
Alguém mais passou isso e sabe como fazer funcionar ?
Obrigado. -
@rvinicius Você baixou a versão 8.0 do site oficial do Recalbox?
Porque você afirma que baixou a versão 7.2.2, e ela não está mais disponível na página oficial...Baixe e instale a última versão oficial:
https://www.recalbox.com/pt/download/stable/Depois disso, antes de modificar qualquer coisa, teste e veja se funciona.
Se não funcionar, dê mais informações:
Você está usando algum tipo de case?
Você está usando algum tipo de adaptador de vídeo?
Já tentou com outro cabo HDMI?
Já tentou com outra TV?
Já tentou com a outra saída HDMI do RPi4?
Já tentou com outro cartão SD a versão 8.0? -
@zing obrigado pela resposta ... vamos lá, baixei a imagem oficial do site, primeiro eu formatei o cartão pelo downloader que ja faz tudo e não funcionou, depois baixei a versão separada e gravei a imagem com o etcher e também nada, todas do site oficial, como a raspberry 4 tem 2 saídas hdmi, troquei de saída e também não funcionou, ela da o sinal de vídeo por uns segundos mas não aparece nada e depois perde o sinal de vídeo.
Depois disso, pelo downloader instalei o retropie e aí funcionou de boa.
A versão 7.2.2 eu baixei de outro lugar pra testar, gravei com o etcehr no sd e aí funcionou, ou seja, descartei do problema ser a raspberry, agora outras informações:
A TV tenho certeza que não é pois tá funcionando normalmente, não tentei trocar o cabo, vou usar o do xbox pra ver ... a minha case eu mesmo fiz ... está funcionando dentro se um super nintendo, com a fonte externa na caixa da fonte do supernintendo, sobre os cartões, testei com um de 8 gb qualquer e tenho 2 de 64 gb que com a versão 8 não funciona.
Acho que é só ... por enquanto, mais tarde vou testar com outro cabo e se funcionar aviso.
Valew -
A TV tenho certeza que não é pois tá funcionando normalmente
Recomendo que teste em outra TV indiferente disso. Não é que a sua TV tenha um problema, mas é que pode estar havendo um problema na comunicação entre o Recalbox e a sua TV.
A forma mais fácil é testar as variáveis individualmente, mesmo que não pareçam ser o problema, assim conseguimos ao menos identificar o problema, dai fica mais fácil procurar a solução.
-
@zing atualizando, testei com o outro cabo hdmi e a mesma coisa, o que mudou dessa vez foi que apareceu uma tela de erro bem rápida com um qr code que não deu pra ler e apagou tudo, vou testar mais tarde em outra tv pra ver, mas o estranho é que com os outros SOs funcionam normalmente, to quase deixando o retropie ... só estou na dúvida porque até pra colocar ele na rede com retropie ta ruim, recalbox funcionava que é uma beleza !
-
-
@zing testei e não foi do mesmo jeito ... a principal é samsung e a outra é philips ... só que surgiu um dado novo ... instalei o batocera pra ver se funcionava e ele deu aviso de voltagem baixa quando ligou, as vezes não ligava, então vou conferir a fonte e ver se está saindo a voltagem certa.
Eu acho estranho porque o retropie e o recalbox 7.2.2 não deu essa mensagem, mas vou conferir e posto o que deu ! -
@rvinicius è, nesse caso melhor testar a fonte mesmo, talvez sua fonte estava funcionando antes e por coincidência só deu problema agora, o jeito é ir testando todas as variáveis mesmo.
-
@zing bingo ... medi a saída da fonte e estava ruim mesmo, daí arrumei outra fonte e iniciou corretamente, pode fechar o tópico.
Só uma observação, achei estranho o recalbox não mostrar o raio amarelo típico de baixa tensão, e o retropie não mostrar nada, isso confundiu ... a salvação foi o batocera mostrar a msg.
De qualquer maneira obrigado pela força ! -
@rvinicius Realmente é estranho, nós temos muitas ocorrências do "raio amarelo", então não sei porque pra você não apareceu já que era esse tipo de problema...
Mas, que bom que foi resolvido, obrigado pelo retorno. -