Partição OVERLAY?
-
Desculpa se nesse canal não seja adequado a minha pergunta
Mas percebi que na nova versão 7.2.2 para Raspberry Pi3 (não sei se para outras arquiteturas de hardware também) existe uma partição chamada OVERLAY além da SHARE e RECALBOX.
A minha pergunta é se posso deletar essa partição, sem maiores problemas para o funcionamento do sistema, para ser integrada a partição SHARE. Digo isso pq essa partição OVERLAY "come" 1GB do meu cartão de memoria. Talvez possa parecer pouco para que tem cartão com grande volume, mas para mim que tem um de 16GB é um espaço preciso.
-
@fredcsn Você não pode deletar nenhuma partição criada pelo sistema.
Se o Sistema criou a partição, é porque ela é necessária. Deletar uma partição criada pelo sistema Recalbox fará o sistema travar e será necessário reinstalar.Entendo que ela ocupa espaço, mas, o recomendado pela equipe é que você use um cartão de memória dedicado ao sistema, e coloque as ROMS/BIOS/etc em um dispositivo externo, como um pendrive ou HD externo.
Veja esse vídeo (habilite as legendas), o Erro 3 é o que me refiro:
https://www.youtube.com/watch?v=gLbzI2V9nX4&list=PL2oNQ0AT7fx2ExiSNrfHUzga5GnogI4sh&index=18&ab_channel=Recalbox -
@zing Então, eu já tinha visto este vídeo... Mas sempre deixo pelo pelo menos 1GB de espaço livre no cartão de memória, pois já sei que "lotar" a capacidade total do cartão onde fica o sistema e a pasta SHARE, dia mais ou dia menos vai dar problema.
-
Então, eu já tinha visto este vídeo... Mas sempre deixo pelo pelo menos 1GB de espaço livre no cartão de memória, pois já sei que "lotar" a capacidade total do cartão onde fica o sistema e a pasta SHARE, dia mais ou dia menos vai dar problema.
mas, o recomendado pela equipe é que você use um cartão de memória dedicado ao sistema, e coloque as ROMS/BIOS/etc em um dispositivo externo, como um pendrive ou HD externo.
A questão não é só lotar o dispositivo, mesmo se você usar um dispositivo externo existe a possibilidade de lotar e ter problemas de desempenho, mas, o que me refiro é que o ideal é separar o sistema dos jogos, para garantir que em caso de algum problema no cartão SD não faça você perder todos seus dados, fora na praticidade de transportar seus jogos para outros dispositivos e/ou até poder formatar e reinstalar o sistema do zero quando quiser.
Enfim, você pode até usar tudo em um único cartão SD, mas, não pode em momento algum excluir nenhuma partição ou arquivo do sistema.