Problema jogos do PSP não iniciam nova atualização recalbox
-
Boa noite galera, estou com um problema estranho nessa nova atualização do recalbox, no emulador do PSP, as vezes os jogos simplesmente não inicia, de forma aleatória, o jogo funciona, aí na mesma lista vou escolher outro, e não entra mais, até no mesmo jogo não entra. As vezes eu vou em outro sistema, jogo outro jogo e dps volto ao PSP, aí entra uma vez e dps continua sem entrar, alguém sabe o que pode ser ?
-
Aqui tambem esta acontecendo isso, ja conseguiu resolver amigo?
-
@coelhomac Sei que o tópico é meio antigo, mas como ninguém respondeu até agora, talvez você não tenha encontrado uma solução, acredito que posso deixar alguma sugestão:
Edite o arquivo recalbox.conf, encontre o campo "dreamcast.videomode=CEA 4 HDMI"
e adicione logo abaixo a linha:
psp.videomode=defaultTeste com essa configuração, e se funcionar, altere o videomode (o que está após o sinal de igual), seguindo o formato "DMT 4 HDMI" ou "CEA 4 HDMI"
Neste link há todas as opções de videomode que são possíveis, encontre qual é a ideal para o seu monitor, e teste: https://elinux.org/RPiconfig
Pesquisando a diferença entre CEA e DMT encontrei o seguinte:
Os modos CEA destinam-se à TV, eles incluem uma abundância de modos entrelaçados e progressivos, geralmente com taxas de quadros de 25/50/100 Hz (PAL) ou 30/60/120 Hz (NTSC) e resoluções de TV de 288/480/576/720/1080 linhas de varredura. Modos DMT são destinados para monitores de computador, portanto, não há nenhum dos modos entrelaçados, as resoluções são 640/720/800/1024/1280 e as taxas de quadros são compatíveis com os monitores de computador, algo como 60/70/75/80 / 85 / 120Hz.No meu caso, por exemplo, eu configurei o seguinte:
dreamcast.videomode=DMT 28 HDMI
Pois este modo é o que se encaixa na minha tela, e está como eu quero, mas cada tela tem um videomode ideal diferente da outra, por isso você precisa testar...
Mas também é possível editar o videomode, e ver qual é o melhor, para qualquer emulador pelo que eu sei, incluindo N64. -
This post is deleted! -
@zing said in Problema jogos do PSP não iniciam nova atualização recalbox:
psp.videomode=default
Zing consegui uma solução paleativa, aqui preciso entrar nas configurações do jogo e clicar em salvar ai consigo entrar no jogo .. Testei e consegui fazer funcionar . Mas toda vez que quero jogar preciso apertar select , e ir em salvar ...
-
@coelhomac Estranho, você deixou psp.videomode=default, ou modificou para outro videomode, como psp.videomode=CEA 4 HDMI (deixe igual ao do dreamcast ou igual ao N64, e teste)? O aspect ratio do PSP está como "auto"? Realmente é possível salvar uma configuração por jogo, mas não deveria ser necessário.
-
@zing bom dia deixei como o n64 so copiei a linha de comando la esta assim.
psp.videomode=DMT 4 HDMI
If you are using a CRT screen, please change the setting above with this one :
psp.videomode=default
-
@coelhomac Desculpe, mas não ficou claro: você deixou como no N64, então porque está como default ali no que parece ser cópia do recalbox.conf? (Você não excluiu a linha do dreamcast né? )
Além disso, não necessariamente o modo do N64 seja o ideal, mas se o N64 funciona com tal modo, o PSP também tem que funcionar. Você chegou a testar outros modos (auto, DMT 5 HDMI, CEA 4 HDMI, etc)? O aspect ratio do PSP, nas configurações avançadas do emulador, esta como auto?
Não sei qual é o seu monitor/tela, e o videomode é específico para cada tela, neste link há todas as opções de videomode que são possíveis, encontre qual é a ideal para o seu monitor, e teste: https://elinux.org/RPiconfig -
@zing beleza? Entao copiei a linha de comando toda do n64 e so modifiquei para psp ..nao apaguei o dreamcast.
Nao testei outros modos ainda amigo, vou testar agora a tarde ..Os jogos ja entram,mas so daquela maneira tenho que ficar entrando no configurar e salvar ou ficar mudando core . -
@coelhomac O core não tem relação com o videomode, tem relação apenas com o jogo em si (alguns jogos rodam melhor com um core do que outro, e alguno jogos só rodam com determinado core, isso acontece em todos emuladores), se mudar o core resolvesse, seria fácil : é só ir nas configurações avançadas do emulador e escolher o emulador e o core para todos os jogos (mas acho que só tem o default para PSP, não tenho certeza).
-
@zing ok amigo entao so deixo essa linha psp.videomode=default e vou modificando o default correto? E agradeço antecipadamente as respostas...
-
@coelhomac Isso, assim você está definindo o videomode do PSP: psp.videomode= XXXXXX, da mesma forma que o dreamcast e N64 também precisam de videomode específico (porque não são integrados ao Retroarch), e cada um deles tem sua linha de videomode: dreamcast.videomode=XXXXX, n64.videomode=XXXXX, até o kodi tem videomode definido: kodi.videomode=XXXXX.
O valor do videomode pode ser o default, pode ser auto, pode ser no formato "DMT 4 HDMI" ou "CEA 4 HDMI", sendo que cada tela tem um videomode que se encaixa melhor, por isso, você precisa descobrir qual é o da sua tela, talvez a sua seja "DMT 28 HDMI" ou "CEA 3 HDMI", eu não tenho como garantir.
No recalbox.conf existe a linha "global.videomode=XXXX" onde você pode colocar o valor que é o melhor para você, e todos os emuladores que não possuem videomode especificado seguirão o que estiver nessa linha (mas você pode personalizar emulador por emulador, só adicionar uma linha, como você está fazendo com o psp, pode por exemplo fazer uma linha do nes: nes.videomode=XXXX, caso não queira igual ao do global.videomode).
Existe ainda como personalizar o videomode do Emulationstation propriamente dito, já existe uma linha ";system.es.videomode=CEA 4 HDMI", que para personalizar, além de mudar o valor após o igual, é necessário tirar o ponto e vírgula da frente. Todos os valores do recalbox.conf que possuem ponto e vírgula na frente são ignorados pela configuração, e os com # são considerados apenas comentários, para organização, tecnicamente não são necessários (mas sem eles ninguém entenderia nada).
Lembrando que o Aspect Ratio definido (4/3, 16/9, 1/1) afeta o formato da tela, por isso recomendo deixar o aspect ratio como auto, pixel perferct e overlay desabilitados, encontrar o videomode ideal para você, e só depois editar o aspect ratio, pixel perfect e overlay caso queira. -
@zing Obrigado novamente amigo testar aqui .
-
@coelhomac Conseguiu resolver?
-
@coelhomac Acabei de descobrir uma "solução" que embora não seja perfeita funciona:
Como citei acima, dentro da pasta \share\system, no arquivo recalbox.conf, encontre a linha "dreamcast.videomode=" e adicione logo abaixo dela a linha: "psp.videomode=default" (sem aspas, óbvio)
Além disso, na pasta \share\system.emulationstation, no arquivo es_settings.cfg, encontre a linha " <int name="MaxVRAM" value="200" />", e altere o valor de 200 para 80, ficando: <int name="MaxVRAM" value="80" />
Fazendo isso, o emulador de PSP consegue funcionar na maior parte das vezes, e caso o jogo não entre, basta voltar ao carrosel, ou esperar um pouco, para tentar novamente, que o jogo acaba entrando, sem ter que ficar indo nas configurações, ou mesmo reiniciar o ES (EmulationStation).
Alguns usuários relataram problemas devido aos temas com imagens 1080p, mas outros alegam que mesmo o tema padrão não lhes permite rodar PSP, então não sei o quanto isso influencia de fato (ainda mais porque as informações sobre isso são de mais de 2 meses atrás.) -
Bom adquiri conhecimento vendo as respostas do Zing aqui sobre Videomode. Boa man ️
Então, normalmente e falta de VRAM... Tema pesado, com muitos sistemas adicionados no system.cfg, etc... Então acho no meu ver que baixar o valor do Vram não seria a solução... Pq isso só faz ele ter q se reiniciar (limpar)mais frequente a Vram... Dando a impressão de ter limpado e iniciando o jogo.
Lembrando não tenho certeza, mas ando aprendendo bastante nesses últimos meses sobre as funcionalidades do Recalbox.
Bom é vc deixar uma configuração de tema leve e sem muitos "packs genéricos" Aqui tinha force close com tema 1080p. Baixei a resolução das imagens e baixei o bitrate das músicas ogg do mesmo e melhorou a ponto de não mais auto fechar o PSP, e nem ter mensagem de memória cheia quando iria salvar nele. -
@anderdog Andei pesquisando, e acho q me enganei... A memória vram é a memória usada pra carregar gráficos só... Então quanto menor menos memória ela usa deixando mais pro emulador... Acho q é isso... Vo ver qual melhor valor... Acho q 130 deve ficar muito bom
-
@anderdog said in Problema jogos do PSP não iniciam nova atualização recalbox:
Então, normalmente e falta de VRAM... Tema pesado, com muitos sistemas adicionados no system.cfg, etc...
Bom é vc deixar uma configuração de tema leve e sem muitos "packs genéricos" Aqui tinha force close com tema 1080p. Baixei a resolução das imagens e baixei o bitrate das músicas ogg do mesmo e melhorou a ponto de não mais auto fechar o PSP, e nem ter mensagem de memória cheia quando iria salvar nele.Andei pesquisando, e acho q me enganei... A memória vram é a memória usada pra carregar gráficos só... Então quanto menor menos memória ela usa deixando mais pro emulador... Acho q é isso... Vo ver qual melhor valor... Acho q 130 deve ficar muito bom
Não sou especialista também, mas a sua segunda informação é o que eu entendi também: quanto menos VRAM para o ES, mais VRAM para o emulador, e é isso que falta para o emulador de PSP rodar bem no Recalbox no RPi3. Sugeri editar o VRAM para 80, pois foi o valor mais baixo que vi recomendarem usar (aqui no forum, na parte em francês se não me engano) , então é o valor que terá melhor desempenho do emulador de PSP, porém: se usar um tema pesado, com o VRAM baixo, as imagens demoram a carregar.
Você pode explicar resumidamente como você baixou a qualidade das imagens, e como baixou a qualidade das músicas do tema? Eu pretendo fazer isso também, ainda não tive tempo para isso.
-
@zing Simples. As imagens do tema tava em Full HD, baixei pra HD... As músicas usei um app pro Windows pra baixar o bitrate... Tem opções online pra fazer isso