Para mim que não entendo nada de xml e programação, prefiro criar do zero.
Mas é justamente por não entender que é mais fácil modificar, eu não sou um especialista em criação de temas, tudo o que já fiz foi modificar um tema já existente, e realmente acho que este é o caminho mais fácil até mesmo para aprender. Depois que você entende como os temas já existentes funcionam, é mais fácil começar o seu do zero (se você realmente faz questão disso).
Mesmo a nossa documentação oficial sugere que você copie o tema oficial para então modificar.
Gostaria que se houve próxima atualização, tipo um Recalbox 8.0 que tivesse essa opção de nós mesmo modificarmos
Entendo sua sugestão, mas infelizmente acho melhor você não criar expectativas para isso, teoricamente você já pode criar o seu tema e/ou modificar quando quiser, a questão é você já precisa ter um conhecimento prévio nisso, e geralmente essas pessoas com esse conhecimento já criam temas e distribuem na comunidade, automaticamente a maioria dos usuários apenas baixa um tema pronto, ou modifica alguns detalhes para ficar mais ao seu gosto...
Não quero te desmotivar, mas você deve estar uma pequena fatia de pessoas que tem interesse em criar um tema do zero, e com uma equipe pequena de desenvolvedores, que não têm lucro no seu trabalho, com tantas possibilidades de melhorias/aperfeiçoamento, tantas solicitações de usuários, acredito que essa não será priorizada.
é só força de expressão que usamos aqui no Brasil
Eu também sou brasileiro, não quis te repreender, mas como sou um moderador tenho que ter o cuidado de deixar claro o que é um problema, pois o fórum mantém esse histórico de tópicos e algum usuário pode pesquisar no futuro e acreditar que é um bug conhecido, quando na verdade nem foi provado que era um bug.
Já vi muitos usuários desistindo de consertar problemas simples e falando mal do sistema por se basearem apenas por comentários de outros sem nem mesmo interpretar a situação.
Entendo que não foi sua intenção, por favor entenda que eu também não quis ser rude, mas como sou moderador tento ter essa preocupação em deixar o mais claro possível para quem ler no futuro não "pegar a conversa pela metade" e interpretar errado.