Backup das ROMs
-
Guys, estou tendo bastante dificuldade para fazer o backup, dentre outros problemas que não vem ao caso agora.
Eu coloquei meu Micro SD em um adaptador e pluguei no meu notevook e copiei tudo, porém, eu não tenho certeza do que eu copiei e deixei numa pasta.
Depois, eu baixei o Win 32 Disk Imager (para fazer o que ele faz, ainda não entendi direito como funciona) e copiei a tal "imagem" do Micro SD.
O problema é, eu não tenho certeza se isso conta como backup das ROMs, e também não consegui encontrar um tutorial claro o suficiente para alguém deveras noob como eu. Vocês podem me ajudar a realizar esse processo?
Agradeço desde já!
-
@zimabluejr As ROMS, BIOS, SAVES, e arquivos de configuração ficam na partição SHARE, e esta partição está no formato EXFAT2, que não é reconhecido pelo Windows, apenas pelo Linux (e Android, já que Android é baseado em Linux, mas não sei se isso te ajuda).
Por isso, normalmente se acessa a partição SHARE com o Recalbox ligado, através da rede, pois é a melhor forma de acessar pelo Windows. Existe um programa PAGO para fazer que o Windows reconheça EXFAT2: Linux File System for Windows by Paragon Software.Outra opção, como você diz que fez, é fazer um backup COMPLETO da imagem do pen drive, usando o Win 32 Disk Imager, assim, se você quiser gravar a mesma imagem, não é necessário fazer nada, apenar queimar essa imagem no pen drive. MAS, se você quer ter acesso as ROMS e BIOS dessa imagem que você fez, utilize o programa ISOBuster, ele consegue acessar a partição SHARE desta imagem que você criou com o Win 32 Disk Imager. Assim você pode retirar as ROMS, BIOS e SAVES desse backup, caso queira usar em uma nova instalação (não recomendo aproveitar os arquivos de configuração, de uma versão para outra do Recalbox é melhor refazer as configurações, para não dar nenhum problema).
-
@zing quase deu certo... Consegui baixar o ISOBuster e achei o arquivo da imagem para poder extrair minha pasta com as ROMs, mas quando fui fazer isso, não deu, pois preciso de uma chave de registro. Se fosse apenas se inscrever no site para criar conta, estaria fácil, mas a chave está a venda e custa meros US$40. Tem alguma outra alternativa para fazer isso?
-
@zimabluejr Cara, eu uso a versão Free mesmo do IsoBuster, até aparece a mensagem para registrar, mas é só tentar novamente que funciona sem registrar... ao menos pra mim, que só uso pra as vezes retirar as ROMS da imagem, o que você tentou fazer? Inserir ROMS na imagem acho que só com a versão registrada mesmo.
Há uma outra alternativa um pouco mais trabalhosa: Acima eu disse que a partição SHARE está em EXFAT2 e que é um formato do Linux não reconhecido no Windows... É só você usar o Linux então!Sei que é chato para quem só sabe mexer no Windows, MAS, há a opção de usar o LINUX sem instalar: você pode gravar um CD/DVD ou pen drive bootavel, e ao dar o boot no mesmo, escolher a opção de EXPERIMENTAR o Linux (Ubuntu por exemplo). Eu já fiz isso uma vez: em um pen drive gravei o Lubuntu (versão mais leve do Ubuntu), dei boot por ele, coloquei para experimentar, então acessei a partição SHARE do pen drive que tinha o RECALBOX, e copiei direto para o HD que tenho o Windows.
É uma opção um pouco mais complexa, mas se você consegue gravar o Recalbox em um pen drive e dar boot, fazer o mesmo com o Linux não será tão difícil.
-
@zing muito obrigado pela ajuda, meu amiga. Acabei esquecendo de responder, mas através da sua dica eu consegui resolver esse problema. Fiz o pendrive bootável com o Linux Mint (Tessa), conectei os dois dispositivos pelo cabo de rede e fiz o backup das minhas ROMs. Eu havia tentado um milhão de métodos mais complicados anteriormente até perceber o quão simples o seu era. Acabei me apaixonando pelo Linux, e depois de resolver meus problemas, acabei instalendo ele na minha máquina e estou aprendendo a usar.
Grande abraço!