O sistema não inicializa ou está atualizando?
-
Ola pessoal....me ajudem a entender o que pode estar ocorrendo. Tenho uma raspe B+ e estou com um cartão de 256gb original, classe 10 da kodak, sendo 235gb para gravar arquivos. Instalei a recalbox limpa, coloquei todas as bios e tema. Mas após colocar as roms em basicamente todos os sistemas compativeis, com suas capas e afins, criando as gamelist via skraper, ao final, deixando até uns 5gb livres de espaço, ao ligar o sistema " não sobe ", ele liga, da os logos iniciais, vem a frase carregamento por uns instantes e apos fica a tela colorida com o tema do recalbox congelada, então, esta tela ja demonstra ter dado problema ou ela está atualizando o sistema?
Fui fazendo a colocação de sistema a sistema e testando, mas deu o problema....instalei uma imagem pronta e fui adicionando roms, mas depois deu este problema, o que posso estar fazendo de errado, ja que se vou na rede do sistema, via roteador, está aparecendo todas as informações do sistema, indicando estar ok.
-
@franckdf Eu não entendi perfeitamente o que você fez, mas, um cartão de 256gb não é muito recomendado para o Recalbox, geralmente quando a pessoa tem muitas ROMs, usa-se um cartão SD menor para o sistema, e um HD externo para armazenamento das ROMs.
Você não deixou claro como fez a instalação do sistema, você diz que gravou a imagem, adicionou as ROMs, BIOS e demais ítens, mas não fala como fez isso, em nenhum momento você deixa claro que iniciou o sistema pelo menos uma vez e funcionou.
Primeiramente: formate o cartão e utilize a imagem oficial da última versão do Recalbox, limpa, sem modificações. Grave com o etcher, inicie o Recalbox e espere o sistema iniciar, o primeiro boot demora, pois nesse momento é que é criada a partição SHARE, que é onde ficam as ROMs, BIOS, temas, saves, etc. Um cartão de 256gb deve demorar para dar o primeiro boot, já vi gente com problemas em cartões de 128gb...
Após o primeiro boot, você pode copiar seus arquivos para as devidas pastas, e não há muito o que dar errado aqui, só se você tentar modificar algum arquivo de configuração do sistema, a simples cópia de ROMs e BIOS não afeta o sistema.
Se você não desligar o Recalbox corretamente, você pode corromper o sistema, isso também acontece se você não ejetar o cartão SD do computador quando você usa adaptador para passar ROMs e afins.
Tente isso que falei, volte aqui e descreva se não der certo, se possível teste com um cartão SD menor, de no mínimo 4 a no máximo 64gb , se não tiver nenhum problema em um cartão menor o problema é o cartão, se acontecer a mesma coisa o problema é o procedimento que você está seguindo, por isso você precisará detalhar exatamente o que está fazendo para que seja possível identificar onde você está errando. -
@franckdf Jovem.
Devido a grande quantidade de ROMs que você tem, eu sugeriria a utilização de gamelists estáticas.
Edita o teu
recalbox.conf
e seta o parâmetroemulationstation.gamelistonly=0
Isto fará com que apenas jogos que fazem parte de uma gamelist sejam exibidos pra você, e acelera bastante o processo de inicialização do Recalbox, especialmente em sistemas com muitos jogos.
-
@zing Ola, estou tentando sanar meu problema, por isto posso não responder pontualmente. Então, eu fiz a instalação do zero como vc informou, deixei subir a imagem recalbox 6.0 normalmente, deixei ela " ligada " por uma hora e não deu problema algum enquanto zero bala, so com os jogos que vem junto; mas quando eu transfiro somente, por exemplo, as roms da apple2, depois eu clico em atualizar jogos ou reiniciar o sistema e assim quando volta deste reiniciar, a tela fica aquela com a imagem recalbox e os 4 icones coloridos do pac man e não vai mais para canto nenhum, ou seja, eu não sei se está atualizando, não me deixa reiniciar, não dá crash no sistema, se eu desligo na tomada e ligo, fica na mesma tela, enfim, somente se reinstalar a recalbox, volto a " mexer " visualmente, pois no manager eu tenho acesso....testei no cartão de 128gb do mesmo jeito e deu o mesmo problema.
-
@franckdf Você deixou o primeiro boot ir até o final? A partição SHARE foi criada normalmente? Você já tentou com apenas 1 ROM ao invés de um sistema inteiro? Talvez a gamelist seja o problema, você pode ter feito o backup completo e sua gamelist não está sendo reconhecida, ele tenta ler a gamelist e trava... Se você tem acesso ao Recalbox manager, é possível parar e reiniciar o emulationstation, é possível desligar ou reiniciar o Recalbox, nunca desligue direto na tomada.
-
@zing Ola....com suas ideias e do colega nwildner, eu consegui colocar o que queria em ordem...a unica exceção, que estava causando todos os meus problemas, era ou é o Apple2, pois trava todo o recalbox aqui, testei em 03 cartões e aqui em todos não aceitou este sistema e deixei ele de fora, assim todos os outros estão funcionando....obrigado pela atenção em responder.