RPI 3 - Dúvidas sobre Qualidade da Imagem.
-
Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Recentemente adquiri um RPI 3 B e ao testá-lo reparei que a qualidade de imagem que ele apresenta é muito inferior a dos vídeos de demonstrações que estão pela internet. Anexei abaixo um exemplo, onde a imagem do Super Mario 64 (https://ibb.co/j3d3Bxt) parece estar com qualidade muito inferior ao que deveria apresentar o RPI 3. Testei filtros e resoluções, mas nada adiantou. Alguém sabe como resolver este problema?
Desde já agradeço a atenção.
Abraços e boas Festas. -
@kl8b8r Olá! O emulador de N64 é um dos emuladores que tem menos compatibilidade com o Rpi, ele exige muito, e a placa tem suas limitações (só 1 GB de RAM)... O mesmo acontece com o emulador de Dreamcast. Se você testar o Recalbox na versão PC, terá um desempenho melhor. Mas, você só teve problema com esse jogo, nesse emulador? Pode ser que alterar o núcleo de emulação resolva, já tentou fazer isso? Qual a sua versão do Recalbox? Você mesmo criou uma imagem do Recalbox, ou baixou da internet uma imagem pronta, ou comprou o Rpi já com o Recalbox gravado?
-
@Zing Olá. Tudo bem? Agradeço à sua atenção.
Seguem às respostas às perguntas:
1 - Mas, você só teve problema com esse jogo, nesse emulador?
R: Tive problemas com todos os jogos de N64. Que além da imagem sem Anti Aliasing, tem sofrido um certo delay no áudio.2 - Pode ser que alterar o núcleo de emulação resolva, já tentou fazer isso?
R: Tentei sim. Testei as opções de emuladores disponíveis no RPI 3, mas não resolveu. Além disso fiz testes com outros cabos HDMI e fontes de alimentação, mas também não deu certo.3 - Qual a sua versão do Recalbox?
R: RPI 3 B4- Você mesmo criou uma imagem do Recalbox, ou baixou da internet uma imagem pronta, ou comprou o Rpi já com o Recalbox gravado?
R: Comprei o RPI já com Recalbox gravado.Pesquisando mais a fundo, cheguei a conclusão de que o maior problema é a falta do “polêmico” Anti Aliasing que o console do N64 possui, e nenhum shader conseguiu simular com qualidade até o momento. Ou um problema de problema de upscalling.
Estou quase me conformando com a imagem sem Anti Aliasing e com os "serrilhados" nos contornos...
Mas estou pensando em fazer um back up da imagem do meu recalbox em outro cartão de memória, e tentar incluir alguns shaders customizados que encontrei na internet. Você acha que vale apena ou é perda de tempo?
Seguem alguns links que encontrei falando sobre a questão do Anti Aliasing.
https://forums.libretro.com/t/the-quest-for-n64-perfection/11993/10
https://forums.libretro.com/t/the-quest-for-n64-perfection/11993Desculpe se falei alguma besteira, mas esse assunto é novo pra mim.
Obrigado!
Abs. -
@kl8b8r Devo lhe informar que o Recalbox não pode ser vendido, você comprou o Rpi já com o Recalbox gravado, o que é ilegal, mesmo que inocentemente. Por isso, o Fórum não dá suporte para o seu caso, é uma regra do Fórum. Para ter suporte, baixe a imagem oficial da última versão do Recalbox, zerada, e monte por si mesmo. Imagens prontas tem muitas modificações que só quem criou sabe, isso pode ser o seu problema, inclusive.
-
@zing Muito obrigado pelos esclarecimentos! Realmente eu não sabia que era ilegal, mas agora que você falou, infelizmente faz sentido. Obrigado pelo apoio e esclarecimentos. Abs.