Conectei um controle USB e o segundo gpio parou de funcionar
-
Boa tarde pessoal,
Sou novo por aqui e também para esta tecnologia.
Comprei um arcade usado e funcionando perfeitamente, no entanto, senti falta de um controle de Super Nintendo para jogar Super Mario e comprei um usb.
Ontem pluguei, quebrei um pouco a cabeça, mas instalei e joguei. Depois desconectei e tentei jogar Street Figher direto dos sticks gpio e para a minha surpresa o segundo jogador não conseguia mais startar no jogo.
Reconfigurei os controles, coloquei os controles combinado #0 e #1 como disponível na aba controles, mas sem sucesso.
Alguém poderia ajudar por favor?
Agradeço antecipadamente
Abs a todos -
@rogeriopatressi Olá!
Pelo que estou entendendo você comprou o arcade usado e já configurado, é isso?
Então... você comprou já com a imagem do Recalbox, e o Fórum não da suporte a imagens compradas, pois a comercialização do sistema Recalbox é ilegal, mesmo que neste caso você tenha comprado usado. Você deve entrar em contato com quem vendeu para você, mesmo porque, se não foi você que montou o sistema, você não sabe o que foi modificado, e sem saber isso, não da para te ajudar também... -
@zing
Obrigado pela resposta Zing
Na verdade, meu primo comprou esta estrutura arcade e fez toda a instalação do recalbox e jogos. O que eu paguei a ele, foi o que ele pagou pelos sticks, estrutura de madeira e cabos, portanto, não vejo isto ferindo alguma política de comercialização.
Já solicitei ajuda a ele, mas ele apenas seguiu um
Tutorial inicial de instalação e infelizmente não conseguiu me ajudar.
Meu arcade sempre pode ser jogado por 2 jogadores e somente depois que eu pluguei um terceiro joystick, ele parou de permitir um segundo jogador.
Precisamos de toda esta burocracia para ser ajudado mesmo ?
Obrigado mais uma vez
Abs -
@rogeriopatressi Leis são leis, e devem ser seguidas. A regra do fórum é passível de banimento, e eu sempre sigo ela.
O seu caso específico, dada a sua explicação, realmente pode-se considerar que não houve uma comercialização do sistema e das ROMs então.
Com base na sua explicação, se funcionava antes, e o que fez para de funcionar foi o fato de você ligar um joystick USB e reconfigurar para este terceiro joystick, fica claro que foi você quem fez alguma modificação indevida.
O Recalbox aceita até 5 jogadores, então o problema não é ter colocado mais um joystick, mas sim a forma como isso foi feito.
Você consegue descrever o que tudo você alterou para este novo joystick funcionar? Quanto mais detalhada a informação, mais fácil será para descobrir o que está ocasionando este problema.
Você definiu os controles para jogador 1 e jogador 2 nas configurações de controle do emulationstation? Se não, teste, se sim, já tentou deixando no automático? -
@zing
Olá Zing, obrigado pela explicações e pela compreensão.
Na verdade, neste meio tempo entrei no site do recalbox e parti do zero para atender as regras do fórum.
Minha placa é Raspberry Pi 3 B, entrei no site e baixei o programa para formatar o cartão, bem como a última versão do recalbox. Utilizei o próprio software indicado no site para passar para o sd ( etcher ).
Conectei o cartão na placa e realmente foi bem simples, liguei e o controle usb já estava pronto para usar, mas os dois Gpios não. Achei um tutorial, acessei via F4 altF2 e habilitei os gpios, passaram a funcionar, mas para a minha surpresa, continuei impossibilitado e jogar um jogo com 2 players.
Todos os controles funcionam no menu principal, estão configurados, selecionados, mas quando escolho o jogo e entra no jogo, somente o que está selecionando como P1 funciona.
Lhe agradeço se puder ajudar
Abs -
@rogeriopatressi Eu não uso controles via gpio, então nunca tive um problema parecido, mas vou tentar ajudar.
Você diz que seguiu um tutorial e habilitou os gpios, mas eu não sei qual tutorial foi esse, então te pergunto: você editou o arquivo recalboox.conf e modificou: "controllers.gpio.enabled" para "controllers.gpio.enabled=1", é isso?
Vou repetir uma pergunta que fiz no meu último post: Você definiu os controles para jogador 1 e jogador 2 nas configurações de controle do emulationstation? Se não, teste, se sim, já tentou deixando no automático?
Você tem certeza de que a ligação elétrica está correta? Eu nunca fiz isso, mas já vi vários tópicos em que o problema era apenas a ligação elétrica...
Como você diz que iniciou do zero, com uma imagem limpa, ainda me resta a dúvida: deduzo que você fez backup da imagem que você possuía, e aproveitou a maioria dos arquivos, mas, por acaso, você aproveitou algum arquivo de configuração? Por exemplo, se você copiou a pasta SHARE inteira, gravou a imagem do zero, mas depois substituiu a pasta SHARE inteira pela antiga, neste processo você está usando os arquivos de configuração antigos, e se o seu problema era alguma configuração errada, você está mantendo este problema, entende? -
@zing
Olá Zing
Na verdade, não fiz nenhum backup justamente para não correr estes riscos, fiz tudo do zero e inclusive nem tenho jogos, apenas os modelos que vieram junto quando baixei o recalbox.
Habilitei lá mesmo no recalbox.conf colocando o número 1 e estão mapeados e habilitados no EmulationStation.
Todos funcionam perfeitamente quando seleciona para serem o controle 1, logo todos estão funcionando perfeitamente fisicamente.
Enquanto estou no menu para escolher o emulador que quero, todos funcionam, mas a partir do momento que entro no jogo, apenas o que está setado como P1 funciona.
Já deixei todos em default, mudei a ordem deles, nada funcionou.
Abs -
@rogeriopatressi Entendo, mas como ainda permanece o problema, vamos tentar encontrar a solução.
Você está com problema em todos os jogos, indiferente do emulador, ou você apenas testou em 1 jogo e não deu certo? Digo, testou em pelo menos 2 jogos no SNES, e 2 jogos no MAME, por exemplo, para garantir que é geral, e não apenas em 1 jogo e apenas em 1 emulador?
Ainda sim, é muito estranho não funcionar o player 2, eu pesquisei um pouco para tentar encontrar algo, e só vejo pessoas comentando que a ligação elétrica foi feita errada...
Para título de curiosidade, leia estes links:
https://github.com/recalbox/mk_arcade_joystick_rpi
https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Custom-controller-mapping-for-specific-system-(EN) -
@zing
Boa tarde Zing, obrigado novamente.
Já fucei tudo o que podia e Tb não encontro nada. Na verdade, já vi em algum lugar alguém dizendo que plugou um controle USB e deu pau no player 2 em todos os jogos, assim como o meu, mas Tb não tinham encontrado solução.
O fato é, tanto os meus dois gpio quanto o meu controle USB estão funcionando perfeitamente, mas quando entro em qualquer jogo ( testei inúmeros ), não consigo jogar com o player 2.
Acho estranho não encontrar material sobre isso, nem no Brasil e nem fora.
De qq maneira, obrigado por tentar.
Ps- não encontrei ajuda nos links que enviou -
@rogeriopatressi Bom, realmente eu também não encontrei nenhuma solução para o seu problema, então, as minhas últimas sugestões são (o que eu faria antes de desistir):
- Faça backup antes de deletar qualquer arquivo que eu vou sugerir, por segurança.
- Via Recalbox manager, pare o emulationstation, e então, via rede delete o arquivo "es_input.cfg", que fica no caminho
\SHARE\system\.emulationstation
(esta pasta é oculta por padrão). Este arquivo é o que define os controles, deletando ele, o seu controle vai parar de funcionar, reinicie o emulatiostation via Recalbox manager (ao reiniciar, este arquivo será gerado automaticamente), e configure os dois controles gpio, e teste, sem o controle USB. - Seguindo a mesma lógica acima, delete o arquivo "DEFAULT.cfg", que fica no caminho
\SHARE\system\configs\retroarch\inputs
. Este arquivo é o que define os controles no retroarch, faça o mesmo teste que citei acima, só com os controles gpio, sem USB. - Talvez, tentar deletar os dois ao mesmo tempo, e só depois testar, eu não sei, são apenas sugestões.
- Eu ainda sei que é possível adicionar arquivos de mapeamento de controle, ao menos no caso de controles tipo arcade, talvez você possa pesquisar sobre isso...
-
@zing
Muito obrigado Zing, tentarei e te falo depois.
Grande abraço -
@zing
Boa noite, não deu certo meu amigo, mas valeu a tentativa.
Vou tentar encontrar esses “ templates “ de configuração para ver se resolvo.
Abs