Wifi não conecta
-
Olá, boa noite. Estou tentando configurar meu wifi, mas o recalbox nao conecta. Coloco o nome DA rede e a senha, mas qd volto ao campo da senha o sistema mudou tudo sozinho. Aparece uma outros caracteres, que não foram os que eu coloquei. E ele não conecta, nem o IP ele acha. Alguém sabe como proceder? Agradeço pela ajuda
-
@drielle-brito Qual é o seu aparelho? RPI2 ou RPI3?
-
Estou com problema parecido e agradeço a ajuda, pois o único tutorial que achei no youtube não resolveu.
Seleciono as opções de rede e defino minha rede de internet, coloco a senha, mas nada acontece e aparece como desconectado. Pior ainda, quando reinicio o sistema a senha altera sozinha para uma senha alfanumérica enorme.- RPi 3
- Recalbox
- Versão: 18.04.20
Obs.: Só consigo acesso via cabo, mas gostaria de wi-fi.
Abs.
-
@nestalgic Você nunca conseguiu acessar a Wi-fi, ou apenas nesta versão não está conseguindo? Como você informa que está usando um RPi3, com certeza não é problema de driver (já que essa versão do Recalbox é bem específica para o RPi3), e a configuração padrão é o suficiente, basta entrar nas opções de rede, entrar com o nome da rede e senha, e ativar a wi-fi.
Alerto que o nome da rede tem que estar exatamente igual, pois é sensível a caracteres em maiúsculo, por exemplo, o mesmo vale para senha, claro.
Se não for algo tão simples como ter esquecido uma letra em minúsculo e ser em maiúsculo, verifique as configurações da sua Wi-fi em si, nomes de rede com caracteres especiais podem dar conflito, talvez a criptografia da rede em si, isso tudo seria necessário testar alterando no seu modem, não no RPi3.
Sempre que você reinicia o Rpi3, ele criptografa a sua senha, por segurança, e é por isso que você vê uma senha alfanumérica enorme, mas isso é normal e esperado, não é esse o seu problema.
-
Obrigado pela atenção!
Nunca consegui acessar. Digitei corretamente os dados e sem sucesso.Fui nas configurações do roteador e mudei vários parâmetros, mas também não resolveu.
Abs.
-
@nestalgic Já tentou conectar ele em outra wifi, em outro lugar, para ver se o problema não é a configuração do seu modem? Acho que vale a pena tentar.
Há muitas variáveis possíveis, então é difícil ajudar precisamente... Para eliminar a maioria das variáveis, o que eu faria:
- Reinstalaria o recalbox do zero, na última versão (a versão para Rpi3 no seu caso, óbvio) para garantir que não houve algum problema na instalação do sistema, uma atualização não é recomendada, deve-se fazer uma instalação limpa.
- Alteraria no modem o nome da Rede temporariamente para algo bem simples, curto, sem maiúsculas nem espaço, como por exemplo "teste" (sem aspas, lógico)
- Alteraria a senha da wi-fi temporariamente para algo bem simples também, como por exemplo "1234" (sem aspas, lógico)
- Alteraria o modo de segurança da wi-fi para WPA2
- Testaria a Wi-fi no Recalbox com essas configurações
Se funcionar, você pode ir alterando as configurações uma a uma e testando para ver qual era o problema (por exemplo, pode ser o modo de segurança da wi-fi, então voltar o nome da rede e a senha para o original não afetará em nada para você).
Mas, se nem assim funcionar, é possível que o seu Raspberry Pi esteja com um problema na placa de wi-fi, dai não há como te ajudar. Se não for nada disso, eu não consigo imaginar o que pode ser. -
Perfeito! Entendi.
Amanhã começarei uma instalação limpa, já preciso atualizar mesmo. Vou testar tudo que você falou também.
Depois eu posto aqui para dizer o resultado.
Gde abraço! -
Ontem saiu uma nova versão do Recalbox, segundo o anúncio há alguma melhoria na Wifi (além de correção do Select como hotkey nos jogos de arcade, e várias outras coisas).
Como há uma melhoria nessa versão 18.07.13, talvez possa lhe ajudar. -
Quando reinicio meu Recalbox as vezes não conecta no wifi. Resolvo desligando o wi-fi no menu de rede, dae saio do menu de rede... Volto, ligo wi-fi, e quando saio vem a mensagem de Wi-fi Ativado, espero uns segundos e já conecta e aparece meu IP. As vezes o controle tem dificuldade pra parear também... Mas instalei do zero e parou. Boa sorte
-
@nestalgic Conseguiu resolver o seu problema?
Descobri que desde a versão 18.06.27 é possível alterar o código da Wifi do país, no recalbox.conf, para habilitar outros canais de Wifi de acordo com a região.
Neste link constam algumas informações: https://github.com/recalbox/recalbox-os/wiki/Wifi-country-code-(EN)
Basicamente, é possível alterar no recalbox.conf:
wifi.region=US
para
wifi.region=BR
E isso talvez te ajude, caso ainda não tenha conseguido.